População recebeu atendimentos sociais

Aproximadamente  400 pessoas vivem nas ruas de Porto Velho atualmente Aproximadamente 400 pessoas vivem nas ruas de Porto Velho atualmenteMais de 50 pessoas em situação de rua receberam, na quarta-feira (29), atendimentos sociais como serviços de cabeleireiro, barbearia, manicure, pedicure, alimentação e produtos de higiene. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e voluntários de uma congregação religiosa.

A ação foi executada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e membros da Igreja Quadrangular. Além dos serviços oferecidos, os participantes da ação também foram beneficiados com a entrega de roupas angariadas por assistentes sociais e fiéis do templo cristão.

“Uma das linhas de ação da Semasf é o acolhimento da pessoa em situação de rua. É uma população que, mais do que qualquer outra pessoa, também precisa desse olhar de atenção do poder público para resgatar a autoestima”, explicou a secretária-adjunta da Semasf, Joelna Holder.

De acordo com o resultado do Censo de Rua 2021, realizado por servidores públicos da Semasf, estudantes universitários e ex-moradores de rua, e que levou em consideração dados como naturalidade, faixa etária, sexo, profissão, entre outros critérios, mais de 400 pessoas vivem nas ruas de Porto Velho atualmente.

Secretária-adjunta da Semasf, Joelna HolderSecretária-adjunta da Semasf, Joelna Holder“Eu sempre trabalhei com esse tipo de ação. Durante o auge da pandemia, a congregação realizou diversas ações como esta. Tudo para que eles não percam a dignidade”, ressaltou o Pastor Toninho, coordenador da ação.

Além das ações que buscam resgatar a harmonia entre as pessoas em vulnerabilidade social, a Prefeitura também levou, durante todo o ano de 2021, consultas médicas e testes clínicos através do Consultório de Rua, organizado pela Semasf.

O Centro Terapêutico Geração Eleita, situado na Linha 42, da Bacia Leiteira, foi uma das localidades em que a Prefeitura atuou no atendimento aos pacientes que estão lutando contra a dependência química.