A entrega das primeiras doses para imunização contra a covid-19 aconteceu na Base Aérea, em Porto Velho

O ano de 2021 teve início com muita esperança para os rondonienses que aguardavam ansiosamente pela chegada da vacina no Estado. No dia 19 de janeiro, exatamente às 9h50 pousou na Capital de Rondônia, o primeiro lote de vacinas recebido pelo Governo do Estado para imunização da população contra a  covid-19. Foram mais de 40 mil doses de Coronavac, para os grupos prioritários da época, distribuídas entre os 52 municípios. 

Pessoas que receberam as primeiras doses da vacina

Os primeiros vacinados no Estado foram a  Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James, enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana.

Rondônia no início do ano foi destaque nacional no enfrentamento à pandemia, com maior quantidade de testes realizados, ocupando o primeiro lugar em transparência de dados, gastos com a doença e reservando seringas para aplicação das doses.

Foi necessária a criação do projeto “SOS Vacinação” que tinha como objetivo levar a imunização de forma mais rápida para professores, jovens, idosos, adultos. A ação contou com apoio da equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), profissionais de saúde municipais e a gestão municipal. 

Na primeira etapa do “SOS Vacinação”, foram vacinados ao todo, através da força-tarefa, 3.088 pessoas em Guajará-Mirim, 2.644 no município de Candeias; 815 em Porto Velho; 2.032 em São Miguel do Guaporé; 1.384 em Costa Marques; 513 no distrito de São Domingos, 4.389 em Rolim de Moura, 2.473 em Colorado do Oeste, 3.422 em Cacoal e 2.423 em Pimenta Bueno, totalizando 23.183 pessoas.

Drive-Thru de vacinação em Nova União

Além do “SOS Vacinação”, outra ação com resultado positivo foi o drive-thru de testagem em massa. No total,  foram realizadas pelo Governo do Estado 25 edições com o objetivo principal de conter o avanço do vírus, testando e isolando os infectados do resto da população.   

Após 10 meses, Rondônia possui mais de 2 milhões de doses aplicadas. O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, afirma que são grandes os desafios, mas que o Governo está empenhado em fazer o melhor para a população rondoniense.  “Estamos lutando no enfrentamento desse vírus. Acreditamos que com vacinas, testes, estrutura apropriada para tratamento e profissionais da saúde preparados, pouco a pouco venceremos a pandemia. A luta ainda é grande, mas tenho fé que tudo irá melhorar”, finalizou.

HOSPITAL DE CAMPANHA 

Hospital de Campanha vira centro de apoio ao Hospital de Base

Outra conquista para este ano foi a transformação do Hospital de Campanha, onde várias vidas foram salvas, em retaguarda do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) para a realização de cirurgias eletivas. Com a queda no número de internações e aumento da quantidade de pessoas vacinadas, a unidade que antes atendia pacientes com covid-19, começou a atender pessoas que aguardavam na fila de regulação por cirurgias eletivas, número que aumentou devido a pausa que precisou ser feita por conta do alto número de infectados pelo coronavírus. 

O Hospital como sendo de campanha conseguiu atender 2.795 pessoas na pandemia e salvou 2.239 vidas através dos cuidados, tratamentos e terapias realizadas pela unidade.  

Agora, o objetivo é diminuir a fila de cirurgias eletivas, realizando exames, consultas e principalmente procedimentos. No total, 4.549 procedimentos já foram realizados. 

“É muito bom termos vencido aquela etapa mais difícil da pandemia e agora poder voltar a realizar as cirurgias eletivas. Dessa forma a gente desafoga os centros cirúrgicos e as enfermarias do Hospital de Base, e assim também ajuda no fluxo de atendimento do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II que encaminha pacientes para o HBAP, no caso de procedimentos mais complexos”, disse.