Emater promove “Dia de Campo da Cafeicultura” para debater técnicas de manejo com produtores rurais em Alto Paraíso

Diversos temas sobre o cultivo de café foram abordados com os produtores durante o evento

Com a proposta de instruir os produtores rurais no cultivo do café, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), realizou na quarta-feira (8), o “Dia de Campo da Cafeicultura”, em uma propriedade rural de Alto Paraíso. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Prefeitura de Alto Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). 

Durante a ação, dezenas de cafeicultores receberam palestras sobre técnicas de manejo e implantação de lavouras, controle de pragas e doenças, colheitas e pós colheita. Também foram abordados temas como análise de solo, adubação e calagem, uso racional de recursos, uso de micro-organismos, sustentabilidade e fermentação dos grãos.

Ação debateu ainda técnicas de fermentação dos grãos de café

O evento aconteceu em uma propriedade localizada na Linha C-85. O produtor da propriedade conta que iniciou a lavoura de café há quatro anos e que sempre buscou capacitações da Emater para desenvolver novas técnicas de cultivo com eficiência. 

O supervisor regional de Ariquemes da Emater, André Luis Castro de Carvalho, destacou a produção cafeeira de Rondônia, que tem ganho destaque no cenário nacional cada vez mais e explicou que o evento foi realizado para apresentar novas tecnologias que estão disponíveis dentro da cadeia produtiva.

“O Estado recebeu na ‘Semana Internacional do Café’ o prêmio de 2º e 3º melhor café do Brasil, na categoria cafés naturais especiais e o prêmio de melhor café do Brasil na categoria fermentado. Por isso, nosso objetivo no ‘Dia de Campo’ é trocar informações com o produtor, saber as dificuldades que possuem, para que Rondônia não só aumente a produção, mas que a gente produza com qualidade e sustentabilidade”, detalhou o supervisor regional.

Emater promove “Dia de Campo da Cafeicultura” para debater técnicas de manejo com produtores rurais em Alto Paraíso Emater promove “Dia de Campo da Cafeicultura” para debater técnicas de manejo com produtores rurais em Alto Paraíso Reviewed by Jotta Júnior on dezembro 11, 2021 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.