Cinco edições da feira devem ser realizadas no próximo ano

Pets ganharam novos lares por meio de feira promovida pela Prefeitura Pets ganharam novos lares por meio de feira promovida pela PrefeituraA primeira edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos destinou 130 animais para novos lares em Porto Velho. A ação ocorreu no último sábado (11), no Parque Jardim das Mangueiras, e facilitou a adoção responsável de pets.

A feira é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), com o apoio da primeira-dama Ieda Chaves e da presidente da Comissão de Meio Ambiente, Márcia Socorrista.

Segundo o titular da Sema, Alexandro Pincer, o evento atingiu as expectativas com a participação expressiva da população. “A ação atendeu ao que foi proposto com a aplicação da política pública voltada ao bem-estar animal. Destaco aqui o empenho dos nossos parceiros, como a primeira-dama Ieda Chaves, embaixadora das questões relacionadas ao bem-estar animal, a Semdestur, a Comissão de Meio Ambiente, através da vereadora Márcia Socorrista e a participação do vereador Aleks Palitot”, destacou o secretário.

Adoção de animais segue contínua em Porto VelhoAdoção de animais segue contínua em Porto VelhoAo todo, 204 animais de pequeno, médio e grande, que fazem parte de abrigos catalogados pela Sema, estiveram disponíveis no local para adoção. Todos estavam em plena condição de saúde, vacinados e ainda receberam um quilo de ração para auxiliar na alimentação inicial.

Diante do retorno positivo da ação, a meta é que pelo menos cinco edições sejam realizadas no próximo ano pelo município.

ADOÇÃO CONTÍNUA

A Sema informa que o processo de adoção é contínuo. Por isso, quem perdeu a primeira edição da feira terá mais oportunidades de adotar um pet com responsabilidade e compromisso.

O processo é simples, bastando o cidadão comparecer no prédio da Sema, localizada na rua Brasília, 2941, São Cristóvão, das 8h às 14h, e apresentar o comprovante de residência e documentos pessoais, no Departamento de Proteção Ambiental da Gerência do Bem-Estar Animal, para a formalização do termo de adoção.

A gerência é responsável pelo intermédio entre a gestão municipal e os abrigos de animais. Para mais informações, o morador pode entrar em contato pelo telefone: (69) 9 8473-3320.

Mais cinco edições da feira devem ocorrer em 2022Mais cinco edições da feira devem ocorrer em 2022

CASTRAÇÃO

A partir desta semana, além dos abrigos de animais, os munícipes cadastrados no CadÚnico poderão levar seus cães e gatos para a realização do procedimento de castração. Para isso, é necessário que o tutor do pet procure a Sema apresentando os documentos pessoais e o cartão do CADÚnico para inseri-lo na lista de espera e encaminhá-lo ao hospital veterinário contratado para a castração e microchipagem.

O procedimento só será confirmado após análise da clínica veterinária, onde exames avaliarão se o animal está apto ao procedimento.

“É uma dinâmica que nunca houve em Porto Velho e essa gestão está buscando implementar estratégias de uma maneira que possamos, em até três anos, colher os resultados desse trabalho”, concluiu o titular da Sema.