“Mais Calcário” visa melhorar qualidade do solo, alavancar a produção e fortalecer a renda do produtor

Mais de mil produtores da agricultura familiar dos 52 municípios do Estado foram beneficiados, neste ano de 2021, com o transporte gratuito de mais de 40 mil toneladas de calcário, insumo importante para a recuperação de solos degradados e o desenvolvimento de atividades agrícolas. A ação faz parte do programa “Mais Calcário” executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras municipais.

O programa do Governo de Rondônia, visa melhorar a qualidade do solo, alavancar a produção no Estado e fortalecer a renda do produtor. Com a entrega gratuita do calcário, mais de 14 mil hectares de áreas degradadas serão recuperados para produção leiteira e cultivos da agricultura familiar.

Segundo a produtora de Rondominas, Keli Dalzochio, esse ano foi a primeira vez que ela recebeu o calcário com o transporte gratuito. Há cinco anos, a família trabalha com a produção de leite e iniciará nos próximos meses, o plantio de cacau e café em áreas pequenas. Para ela, o transporte gratuito é um grande incentivo para o pequeno produtor.

“O calcário veio para melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, produzir um capim com qualidade para a produção do leite e de outras culturas. Nossa terra já é compactada, tem mais de 30 anos de uso e o calcário veio para ajudar nessa solução, na descompactação do solo e melhorar a qualidade nutricional das plantas”, comentou a produtora.

Keli ainda disse que o valor do frete é o que pesa mais para o produtor. “O calcário em si está bem em conta, mas o frete é caro, e nós que somos produtores pequenos, pesa bastante. Nossas terras estão muito fracas devido ao uso e essa ação do Governo de Rondônia é excelente para o pequeno produtor aumentar a produção”.

TONELADAS

De acordo com o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, até o final do ano serão entregues o total de 47 mil toneladas de calcário a produtores de todo o Estado, com recursos no valor de R$ 13,5 milhões, provenientes do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Proleite) e Fonte 100. “Esta é a maior entrega gratuita de calcário que o Estado já realizou. Batemos recordes; todas as demandas foram empenhadas. Para o próximo ano, o Governo do Estado autorizou uma nova ata de registro de preço de 80 mil toneladas para continuar atendendo os produtores de leite e outras culturas”, disse.

Para a realização das entregas do calcário, cerca de 30 caminhões trabalham diariamente retirando o insumo, fazendo chegar a 123 localidades compreendendo os 52 municípios. “O calcário representa muito para o pequeno produtor rural e com certeza, com essa ação, teremos nas próximas safras um resultado de aumento na produção das cadeias produtivas do Estado”, destacou Padovani.