Nas últimas duas remessas, Rondônia recebeu 26 mil doses da vacina AstraZeneca e 600 doses da Janssen

Para dar sequência à vacinação contra a covid-19, Rondônia recebeu nesta segunda-feira (20), do Ministério da Saúde (MS), mais 26 mil doses da vacina AstraZeneca, para imunizar a população prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. No dia 13 de dezembro, o Estado recebeu, também, 600 doses da vacina Janssen, totalizando 26.600 doses de imunizantes recebidos nas últimas duas remessas.

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, chama a atenção da população para a administração das três doses do imunizante como forma de prevenir a covid-19. “Faz parte da orientação diária da Agevisa alertar sobre a imunização, especialmente nesse momento de festas e confraternizações, quando queremos estar mais próximos de nossos familiares e amigos”, alerta o diretor. “Vale lembrar, também que há vacinas em todos os municípios de Rondônia, basta que a pessoa se dirija a uma unidade de vacinação com a carteirinha em mãos e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completa.

Com as doses recebidas nas últimas duas remessas, Rondônia contabiliza 2.914.318 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Governo Federal, sendo:

CoronaVac – 721.648

AstraZeneca – 919.150

Pfizer – 1.235.520

Janssen – 65.000

USO DE MÁSCARAS

O diretor também reforçou a importância e necessidade de manutenção das medidas preventivas à covid-19, principalmente o uso de máscaras, que também auxilia na prevenção à Influenza A e outras síndromes gripais. Outras medidas que precisam ser mantidas é a higienização das mãos, manutenção do distanciamento social e etiqueta respiratória.

CALAMIDADE PÚBLICA

Considerando o Decreto Legislativo N° 1.551, de 16/12/2021, fica prorrogado até 30 de junho de 2022 o Estado de Calamidade Pública no Âmbito do Estado de Rondônia.