Serviço de estatística russo revela que novembro foi o mês com o maior número de mortes no país desde o início da pandemia


País enfrenta nos últimos meses uma nova onda de casos de Covid-19

País enfrenta nos últimos meses uma nova onda de casos de Covid-19

YURI KOCHETKOV/EFE - 02.11.2021

A Rússia superou o Brasil e agora tem o segundo maior número de mortes no mundo causadas pela pandemia de Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, mostraram dados do serviço estatal de estatísticas da Rússia e cálculos da Reuters nesta quinta-feira (30).

O serviço de estatísticas russo Rosstat disse que 87.527 pessoas morreram de causas relacionadas ao coronavírus em novembro, o que faz do mês o período com o maior registro de mortes na Rússia desde o começo da pandemia.

A quantidade total de óbitos na Rússia pela pandemia chegou a 658.634, segundo cálculos da Reuters baseados nos dados da Rosstat até o fim de novembro e números da força-tarefa do coronavírus para dezembro, superando o Brasil, que registra no total 618.800 mortes até o momento.

O total de mortes nos Estados Unidos é maior, de 825.663 pessoas, segundo contagem da Reuters, mas a população do país é mais de duas vezes superior à da Rússia.

Os cálculos da Reuters também mostram que a Rússia registrou mais de 835 mil mortes em excesso entre o começo da pandemia, em abril de 2020, e o fim de novembro, em comparação com a mortalidade média de 2015 a 2019.

Alguns epidemiologistas dizem que calcular o excesso de mortes é a melhor maneira de avaliar o verdadeiro impacto do novo coronavírus. O levantamento é feito levando em consideração o crescimento do número de mortes durante a pandemia versus a média de mortalidade dos anos anteriores.