Pacientes passarão pela consulta oftalmológica antes de serem encaminhados para a cirurgia

Foram iniciados nesta quinta-feira, 9, os atendimentos da 7ª edição do Projeto “Enxergar”, com ações voltadas para atender a população da região do Vale do Jamari em Rondônia. Nesta etapa serão realizadas 1.100 cirurgias oftalmológicas para remoção de pterígio (carne crescida) e de catarata. A cerimônia de lançamento desta edição aconteceu na Policlínica São José, em Ariquemes.

Desenvolvido pelo Governo de Rondônia, com ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o projeto foi implantado em 2019 e até o momento já realizou mais de 63 mil procedimentos. Esta edição do projeto, contou ainda com uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, disponibilizada pelo deputado federal Chrisóstomo de Moura.

Sétima edição do Projeto “Enxergar” foi iniciada nesta quinta-feira, 9

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, ressalta mais uma vez que o projeto tem como objetivo zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por estes procedimentos em todo o Estado. “Quando nós assumimos a Sesau muitas pessoas aguardavam pela cirurgia há oito anos. Mais de 550 pessoas em todo o Estado de Rondônia. Destes que estavam completamente cegos, nós já realizamos cerca de 280 cirurgias e voltaram a enxergar após a cirurgia de catarata. Conheci um idoso de 70 anos, em Porto Velho, que estava completamente cego há cinco anos. Nesse período, ele ganhou três netos e não conseguiu ver nenhum deles”, detalhou.

Para realizar o procedimento, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima na cidade que reside, onde irá receber o encaminhamento e assim entrará na fila de regulação para realizar consulta e exame oftalmológico. Caso o paciente já esteja na fila, é preciso atualizar a ficha cadastral, para que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, levando em consideração cada caso.