Leitos de UTI Sao para tratamentos das crianças no Hospital Cosme e Damiao 

Porto Velho RO -  Com o alto avanço do surto de gripe, Rondônia tem visto crescer demandas de atendimentos para crianças e adultos nos hospitais. 

Por esse motivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Infantil Cosme e Damião, para tratar crianças com Influenza. 

A unidade precisou se adequar para isolar os pacientes e tratar de forma segura e célere todas as crianças testadas positivas com o vírus. Outra medida para o tratamento, foi o reforço de profissionais da saúde do Hospital de Campanha para tratar pacientes no Cosme e Damião, como forma de otimizar o atendimento. 

 O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, orienta para os cuidados que pais devem ter com seus filhos para que não precisem ser hospitalizados. “É extremamente importante que todos se vacinem, inclusive crianças. 

O vírus está mais forte e se espalha muito rápido. 

Crianças tendem a ser infectadas com mais facilidade do que pelo coronavírus”, afirma o secretário. O diretor do Hospital Cosme e Damião, Sérgio Pereira, também reforça o apelo. 

“As crianças de até 3 anos não utilizam máscara, portanto a possibilidade de ter contato com a influenza e outros vírus é maior, além de terem hábitos como colocar a mão ou objetos na boca com maior frequência”, explica. 

Para o diretor a orientação é que “neste período é importante que todos evitem aglomerações ou contato com pessoas externas ao ambiente familiar” Os novos leitos de UTI, visam isolar as crianças para que não contaminem outros pacientes da enfermaria e da UTI que já existem na unidade.