Serviços que serão oferecidos à comunidade

Consolidado com duas edições na região da Ponta do Abunã, com ações executadas no distrito de Extrema,  pertencente a Porto Velho, e uma edição em Guajará-Mirim, o projeto Seas Cidadã sera expandido para os demais municípios de Rondônia com nova nomenclatura. Trata-se do Rondônia Cidadã, que neste sábado (29) e domingo (30) inicia as atividades de 2022 na Escola Estadual Marcos de Barros Freire, no bairro Ronaldo Aragão, zona Leste de Porto Velho.

Durante os dois dias o Governo do Estado disponibilizará vários serviços de cidadania à população por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), “Tudo Aqui”, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE).

No primeiro dia as ações acontecem das 8h às 17h30 e no segundo das 8h às 14h. As senhas são limitadas e começam a ser distribuídas 1h antes do início do atendimento.

Entre os serviços que serão oferecidos estão orientações nutricionais, emissão da 1a e 2a vias de documentos pessoais, incluindo Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passe Livre para idosos, deficientes e pessoas em tratamento contra o câncer, educação ambiental para o combate e controle de queimadas, informações sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destinado a mulheres e jovens, Previdência Social para o assegurado rural, tratamento da água de consumo, implantação de hortas domésticas, cadastramento no programa Geração Emprego, elaboração de currículos, apresentação do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe/RO) e plataforma digital, entre outros.

Programação especial também será desenvolvida com as crianças enquanto os pais são atendidos.

Depois da Capital, os próximos beneficiários do “Rondônia Cidadã” serão os moradores de Pimenta Bueno, dias 5 e 6 de fevereiro. As ações seguirão durante todo o ano, encerrando-se no mês de novembro, no município de Nova Mamoré.