Paciente é uma mulher de 23 anos, moradora de Nova York, que chegou ao Brasil no último dia 17; ela já não apresenta sintomas

Segundo caso de variante Ômicron foi confirmado

Segundo caso de variante Ômicron foi confirmado

DIVULGAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) confirmou, nesta segunda-feira (3), o segundo caso de pessoa infectada pela variante Ômicron da Covid-19 no município.

A paciente é uma brasileira de 23 anos residente em Nova York, nos Estados Unidos, que chegou ao Brasil no dia 17 de dezembro, de acordo com as autoridades.

Na ocasião, ela teria procurado atendimento em uma unidade de saúde da rede particular com quadro de amigdalite. Lá, foi submetida a exame de PCR, com resultado positivo para Covid-19.

O laudo do sequenciamento genômico feito pela Fiocruz ficou pronto nesta segunda (3) e confirmou se tratar de caso de Ômicron. No momento, a paciente já não apresenta mais sintomas, de acordo com a secretaria.

A SMS informou que a mulher havia tomado duas doses da vacina da Moderna contra a Covid, tendo recebido a segunda aplicação há mais de seis meses. Ela não tomou dose de reforço.

A pasta afirmou, ainda, que investiga outros 180 casos suspeitos de Ômicron na cidade. O primeiro caso no Rio foi confirmado no dia 20 de dezembro. A infectada era uma brasileira de 27 anos, moradora de Chicago, também nos Estados Unidos, que havia chegado ao Brasil no dia 13.

A paciente apresentou sintomas leves e ficou em isolamento desde o dia do diagnóstico de Covid. Ela recebeu a segunda dose de vacina em março de 2021 e não tomou o reforço.