Cremero faz alerta sobre aumento de casos de Covid-19 em Rondônia

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) emitiu um comunicado de alerta as autoridades e a população de todo o estado sobre o aumento no número de casos de Covid-19, além de outras síndromes respiratórias.

No comunicado, o Cremero disse que as notícias nacionais e internacionais indicam a circulação de uma nova variante (Ômicron), aparentemente mais contagiosa que as anteriores. Além do número de casos das duas doenças, o Cremero alerta sobre o recrudescimento dos casos graves, que, inclusive, demandam internação, tanto em leitos clínicos como nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O órgão afirma ainda, que há sinais de superlotação das unidades de saúde, tanto nas unidades de atenção primária, como nas unidades de referência. Para o Cremero, neste momento, são fundamentais que sejam adotadas as medidas que assegurem o atendimento adequado da população, além de evitar sobrecarga dos profissionais de saúde.

Como não é possível descartar a circulação das demais variantes, já enraizadas na comunidade, é provável que estejamos diante de um novo ciclo de aumento de casos, causados pelas diferentes formas do SARS-CoV-2, segundo o órgão.

O Cremero destacou que as medidas de proteção dos profissionais de saúde e da comunidade em geral, continuam sendo as mesmas: vacinação, com as três doses, quando indicadas, cuidados de higiene e etiqueta respiratória, além de distanciamento social e evitar aglomerações.

A baixa cobertura vacinal em Rondônia também preocupa o órgão, enfatizando sobre a população que deveria ter recebido as segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19. Esta população, de não vacinados ou de vacinados de forma incompleta, é a que corre maior risco de, em se infectando, desenvolver as formas graves da doença. É neste grupo, também, que há o maior risco de óbito.