Desenvolvimento econômico destacado com a abertura do mercado do gás natural no Estado

Abertura também prevê participação ativa de outras empresas em parcerias

Exploração e abertura do mercado do gás natural em Rondônia foram os assuntos principais da coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (27), que reuniu o governador Marcos Rocha e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para o anúncio do novo marco legal. Além de benefícios para o desenvolvimento econômico do Estado, a abertura do mercado do gás natural torna possível a redução no preço para o consumidor geral.

A visita do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em Rondônia estabelece a parceria do Governo do Estado junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) para estruturação da abertura e produção de gás natural. Atrair investidores faz parte da estratégia na produção e distribuição do gás no Estado.

“Antes não se tinha acesso a toda infraestrutura de gás natural, pois havia no país, por muitos anos um monopólio. Não havia condições de prover o melhor serviço. Esse novo marco legal do gás, torna possível que novas empresas participem do processo. Empresas já estão vindo para o Estado, dentro da perspectiva real da chegada de gás natural por meio de novos agentes. Rondônia terá um desenvolvimento muito mais rápido com esse marco legal”, afirmou o ministro.

Com apenas uma empresa responsável pela distribuição do gás no Estado, a abertura também prevê participação ativa de outras empresas em parcerias.

“Não adianta você ter uma empresa de gás se não há gás para distribuir. A partir desta abertura e exploração, a população e os investidores terão não só o gás, mas o mercado aberto onde diversos agentes econômicos poderão participar”, destacou o ministro.

O governador Marcos Rocha fez agradecimentos ao Ministério de Minas e Energia (MME), parceiro fundamental para a exploração e abertura do gás natural em Rondônia, que nutriam desde 2019 o marco legal anunciado.

“Estamos quebrando monopólios e fazendo com que as empresas se interessem pelo nosso Estado. Imaginem como essa abertura irá acelerar o desenvolvimento econômico de Rondônia em várias esferas. Será uma geração com queda de desemprego. Uma geração de novas empresas. Iremos potencializar a presença das indústrias aqui. E isso tudo chegará ao nosso cidadão rondoniense, que ficará cada vez mais forte”, comentou o governador.

Na oportunidade, o secretário de Estadual do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, também acompanhou de perto o encontro entre Governo e Ministério. Com o olhar fixo para o crescimento da economia em Rondônia, o secretário comenta que nas tratativas, um dos pontos mais relevantes é a regulação da exploração do gás natural, que precisava sofrer algumas mudanças para alcançar o desenvolvimento projetado. Os ajustes foram realizados por meio da Lei 5.228, de 23 de dezembro de 2021 que possibilitou ao Estado introduzir em sua matriz energética e industrial o gás natural.

“Hoje, o Estado de Rondônia abre as portas e janelas para os investidores. Somos muito observados no setor energético, por isso temos um grande potencial de atração de empregos, renda e industrialização”, concluiu o secretário.

Desenvolvimento econômico destacado com a abertura do mercado do gás natural no Estado Desenvolvimento econômico destacado com a abertura do mercado do gás natural no Estado Reviewed by Jotta Júnior on janeiro 28, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.