Quanto à atualização do Piso do Magistério em janeiro, o secretário adiantou que provavelmente não será possível, já que o Ministério da Educação ainda não anunciou o percentual nem o valor exato do novo piso de 2022

Em conversa informal com o Sintero, secretário Suamy anuncia mais valorização aos profissionais da educação em 2022

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, e a secretária geral, Dioneida Castoldi, estiveram nesta quarta-feira, dia 05/01, na Seduc, mais precisamente no setor de recursos humanos (RH), para tratar de problemas administrativos relacionados a alguns servidores, oportunidade em que, representando a direção do sindicato, tiveram uma conversa informal com o secretário de estado de educação, Suamy Abreu, e aproveitaram a ocasião para cobrar do governo uma melhor valorização dos profissionais da educação neste ano de 2022, melhoria das condições de trabalho e das estruturas das escolas, entre outras reivindicações da categoria.

Segundo Suamy, em 2022 os pontos que tratam da valorização dos profissionais, dentro da pauta de valorização reivindicada pelo Sintero, que for de direito do servidor e amparado em lei, será cumprido sem distorções, seguindo todos os trâmites legais e administrativos. Na oportunidade, o secretário também anunciou a garantia de valorização no vencimento dos técnicos educacionais, ainda sem previsão de valores ou de índice, pois, segundo ele, esse cálculo dependerá do percentual de reajuste do piso do Magistério para obter um valor mais preciso.

Quanto à atualização do Piso do Magistério em janeiro, o secretário adiantou que provavelmente não será possível, já que o Ministério da Educação ainda não anunciou o percentual nem o valor exato do novo piso de 2022. Ainda assim, mesmo após o anúncio, o governo do Estado ainda precisará projetar o reflexo do piso no cálculo atuarial do Iperon, o que é feito pela agência central da Caixa Econômica Federal em Brasília. Suamy explicou que esse cálculo é necessário porque os servidores aposentados da educação, com integralidade e paridade, também têm direito à atualização salarial de acordo com o percentual do piso. Porém, garantiu que tão logo tenha esses cálculos, cumprirá o que determina a legislação em relação ao cumprimento do piso.