O Instituto Phoenix de Pesquisa encaminhou para a Justiça Eleitoral, protocolo (RO-07759/2022) referente entrevista com 1.201 pessoas, nos dias 17 a 21 de janeiro de 2022. Os dados possuem margem de erro de 3% para mais ou para menos. O estatístico responsável é Augusto da Silva Rocha (Conreil 7655-A)

A pesquisa foi feita para saber em quem o eleitor de Rondônia votaria para governo em 2022. No total, os entrevistados apontaram 15 candidatos.

O deputado federal Léo Moraes (Podemos), aparece com 16,10% de intenções de votos, segundo os dados revelados.

Em segunda posição na pesquisa vem o ex-governador e senador Ivo Cassol (PP), com a preferência de 12,50% do eleitorado.

Depois surge o nome do ex-deputado estadual e ex-presidente da ALE, Maurão de Carvalho (MDB), com 10,30%.

O atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), aparece com 9,40% da preferência dos eleitores, em quarto lugar.

O governador Marcos Rocha (União Brasil), tem 7,40 % de simpatia dos entrevistados e ocupa a quinta posição do levantamento. O ex-senador Expedito Júnior vem em seguida, na sexta posição, com 6,70% de preferência dos entrevistados.

está na sétima posição com 6,70% de eleitores que o apoiaram na disputa pelo Governo de Rondônia. Quem vem na oitava colocação é o ex-governador Confúcio Moura (MDB), com 6,10 % de apoio dos entrevistados.

O senador Marcos Rogério (DEM), conforme a pesquisa, está na nona colocação, com um percentual de 5,50% de eleitores que o apoiam. Na décima posição temos, o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade), que é a opção de 4,90 % dos entrevistados.

Ocupando a 11ª posição está o ex-senador Valdir Raupp (MDB), com 4,30 % dos votos. Logo depois aparece Pimenta de Rondônia (PSOL), que tem 2,50 % de preferência dos eleitores que responderam ao levantamento.

Esses são os doze primeiros colocados nesse primeiro levantamento de 2022, junto aos eleitores, para saber os mais bem posicionados para as eleições deste ano.