Mamografias e ortopedia estão entre os serviços mais procurados

Unidade é referência na oferta de diversos procedimentos Unidade é referência na oferta de diversos procedimentos

Em um ano marcado pela pandemia, o município de Porto Velho retomou o acompanhamento a pacientes que necessitam de especialidades médicas. Com mais de 25 mil atendimentos, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) seguiu como unidade de referência nessa área.

Mais de 150 mil exames foram realizados pelo CEM em 2021Mais de 150 mil exames foram realizados pelo CEM em 2021Entre as especialidades, destacam-se as de dermatologia, endocrinologia, ginecologia, nefrologia, gastrologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e serviço social.

Os atendimentos são disponibilizados através do sistema de regulação após a consulta com o clínico geral em uma das unidades básicas de saúde do município.

“Pedimos que os pacientes que estão com atendimento agendado mantenham seus cadastros atualizados em nosso sistema. Essa atualização pode ser feita através do setor de regulação dentro dos postos de saúde”, ressalta a gerente do CEM, Darlene Nobre.

Dentre as especialidades mais procurada no CEM, o de ortopedia é o mais requisitado, isso porque a unidade recebe muitos pacientes com traumas decorrentes de acidentes de trânsito e acidentes domésticos, bem como outros.

Paula Guimarães, gerente do setor de diagnóstico por imagemPaula Guimarães, gerente do setor de diagnóstico por imagemOutro serviço bem procurado também é o de diagnóstico por imagem. Nesta especialidade, ao menos dez procedimentos são realizados simultaneamente todos os dias. Só no ano passado, mais de 150 mil exames foram realizados em pacientes encaminhados para o departamento de radiologia da unidade.

“Exames de coluna, tórax e transvaginal também estão entre os procedimentos de imagem que realizamos aqui”, explica Paula Guimarães, gerente do setor de diagnóstico por imagem.

Ao menos 450 mamografias são realizadas todos os meses conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Para agendar uma consulta, a mulher pode procurar uma unidade de saúde, passar pela consulta clínica e fazer o agendamento na regulação.

O CEM fica localizado na avenida Prefeito Chiquilito Erse, 2010, bairro Agenor M. de Carvalho, das 8h às 14h. Para mais informações, o telefone (69) 3901-1376 está à disposição da população.