Foram recebidas 54.990 doses da vacina Pfizer e com esta remessa Rondônia alcança 3.088.138 doses de imunizantes recebidos

O Estado de Rondônia recebeu nesta sexta-feira (7), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 deste ano, para imunizar a população prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Foram recebidas mais 54.990 doses da vacina Pfizer e com esta remessa Rondônia alcança 3.088.138 doses de imunizantes recebidos do Governo Federal.

A recepção das doses foi na sede da Rede Estadual de Frio, em Porto Velho e na oportunidade, o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, explicou que as vacinas recebidas são para atender adolescentes acima de 12 anos de idade com a primeira dose e público de todas as idades com 2ª dose e dose de reforço (3ª dose).

O diretor também falou sobre a expectativa do Estado acerca da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. “Nós aguardamos o envio das doses, previsto para a segunda quinzena de janeiro e a Nota Técnica com as orientações do Ministério da Saúde, mas de antemão estamos conversando para que as vacinas sejam administradas em ordem decrescente. Temos pressa em imunizar nossas crianças para o retorno às aulas”, disse.

Ele também reforçou a importância da vacinação e manutenção das medidas de prevenção à covid-19, como uso de máscaras, distanciamento social e etiqueta respiratória. “É importante que a população que ainda está resistente à imunização faça isso, em benefício de todos”, pontuou o diretor.

Com as doses recebidas nesta sexta-feira, Rondônia contabiliza 3.088.138 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Governo Federal, sendo:

CORONAVAC – 721.648

ASTRAZENECA – 919.150

PFIZER – 1.382.940

JANSSEN – 64.400

DISTRIBUIÇÃO

As vacinas recebidas nesta sexta-feira serão distribuídas ainda no final de semana às Regionais de Saúde, em percentuais conforme cálculo populacional. “Temos pressa em fazer a entrega, para que chegue mais rápido possível nos municípios e no braço do cidadão que precisa ser imunizado”, finalizou Gilvander Gregório.