Pontos turísticos serão mais explorados neste ano, entre eles o museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Guajará-Mirim

Grandes propostas e ações estão sendo apresentadas pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), com o objetivo de consolidar a retomada das atividades turísticas em 2022, considerando o impacto dos anos de 2020 e 2021 causado pela pandemia da covid-19. De acordo com o gestor da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, 2022 será um ano de fortalecimento deste setor no Estado, com ações do Governo de Rondônia visando o fortalecimento do turismo.

Conforme a Lei Estadual de Turismo de n° 5.093, de 24 de agosto de 2021, o objetivo é definir áreas estratégicas, programas e ações, com vistas a orientar o Estado para a implementação da Política Estadual de Turismo e ao desenvolvimento do setor, bem como dispor sobre os prestadores de serviços turísticos em Rondônia. A Lei aprovada no ano passado trabalha 10 eixos de desenvolvimento do turismo de atribuição da Superintendência Estadual de Turismo.

“O fomento do turismo em vários municípios do Estado, é a governança que vem sendo trabalhada, como nos 25 municípios que estão no mapa do turismo e outros municípios entrarão ainda este ano. O Programa Viva Rondônia foi trabalhado de forma compartilhada com os municípios, trazendo ideias técnicas, planos de trabalho, capacitação e orientações. O eixo de infraestrutura será trabalhado este ano, serão entregues placas de sinalização turística ainda este ano aos municípios. Além disso a infraestrutura vem sendo fortalecida com os aeroportos regionais em trabalho conjunto com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) que vem trabalhando o fortalecimento da malha viária do Estado”, pontuou o superintendente da Setur.

EDUCAÇÃO TURÍSTICA 

Outros projetos que ganham reforços em 2022 referem-se à  “Redação de Turismo” e “Turismo Educativo”, ferramentas que a superintendência desenvolveu para os alunos da Rede Estadual de Ensino e cujo foco continua sendo a classe do ensino fundamental, médio e universitário. Os alunos conhecerão as potencialidades que Rondônia tem e serão sensibilizados pela história, cultura e tudo mais que o Estado oferece.

O “Turismo Educativo” tem o objetivo de fomentar o interesse de estudantes pelo turismo histórico, cultural e no empreendedorismo da região. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A Setur ainda investiu na capacitação de agentes de turismo em várias localidades do Estado para atuarem como guias turísticos, tendo como objetivo qualificar profissionais, dos setores público e privado do turismo. A ação continuará sendo desenvolvida e ampliada nos municípios do Estado de Rondônia durante o ano. Para este ano serão ofertadas em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) mil vagas para o curso técnico de Guia em Turismo e para o curso FIC mais de três mil vagas para todo o Estado.

EMPREENDEDORISMO 

Outro eixo que receberá continuidade em 2022 é a área do empreendedorismo e promoção. O superintendente destacou o evento do “Famtour” que é um projeto utilizado por outros estados e países para apresentar os atrativos de Rondônia por meio da integração de influenciadores digitais, que reforçam a divulgação dos pontos turísticos. A primeira edição aconteceu em 2020 e teve grande destaque entre a classe empresarial do segmento, como agências de viagem, restaurantes e hotéis. A 1ª fase foi desenvolvida no ano de 2020 e a 2ª fase no ano de 2021 em meados de julho, a 3ª edição aconteceu no período de agosto a setembro.

Forte Príncipe da Beira -Costa Marques

Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, é destaque do turismo em Rondônia

Em 2022 o projeto continuará investindo no empreendedorismo já que segundo o superintendente Gilvan Pereira todas as edições trouxeram ao Estado, resultados expressivos para o turismo. Com o sucesso das primeiras edições, o projeto tem continuidade este ano.

EVENTOS

A Setur estará trabalhando o fortalecimento dos eventos no Estado, com estrutura e recursos que incentivam eventos de pequeno, médio e grande portes, trabalhando junto com os municípios por meio de emendas. As atividades contribuem no fluxo de turismo, objetivando alavancar o setor. Os eventos recebem o apoio e incentivo do Governo do Estado. “Em 2022 a Setur também está trabalhando outro eixo que é o programa “Rondônia para todos”, onde o Estado estará trabalhando o fortalecimento de diversos eventos com grande fluxo de pessoas”, destacou o superintendente.