Lote com 1,2 milhão de doses chegou ao país nesta quinta; DF deve ser a primeira localidade a receber imunizantes, à 0h05 desta sexta


Primeiro lote das vacinas pediátricas chegou ao Brasil nesta quinta (13)

Primeiro lote das vacinas pediátricas chegou ao Brasil nesta quinta (13)

MYKE SENA/MS - 13.01.2022

As vacinas pediátricas da Pfizer contra Covid-19 que chegaram ao Brasil na madrugada desta quinta (13) começam a ser enviadas aos estados nesta noite, segundo o Ministério da Saúde. Pela previsão da pasta, o Distrito Federal deve ser a primeira unidade da Federação a receber as doses, à 0h05 desta sexta-feira (14). Ao todo, esse primeiro lote contém 1,248 milhão de imunizantes para crianças entre 5 e 11 anos.

O cronograma do governo estima que essas vacinas sejam entregues aos destinos até a tarde desta sexta. As doses serão encaminhados por avião a todas as localidades, exceto São Paulo, para onde o envio será por transporte terrestre (veja previsão de chegada dos imunizantes ao fim desta reportagem).

A carga com os produtos da Pfizer chegou ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, por volta das 4h40. A distribuição das vacinas seguirá o critério populacional, de acordo com a faixa etária (veja tabela abaixo).

Percentual da população entre 5 e 11 anos por região/estado

Percentual da população entre 5 e 11 anos por região/estado

Pelo cronograma do ministério, o primeiro voo com os imunizantes deve partir para Rio Branco, no Acre. A previsão é que o avião decole às 21h50 de Guarulhos, onde estão armazenadas as vacinas. Como o tempo de viagem para a cidade do Norte do país é estimado em quatro horas, o produto deve chegar ao destino às 23h50, no horário local (1h50, no horário de Brasília).

R7 entrou em contato com a Latam, que fará o transporte de todos os imunizantes entregues por via aérea. A companhia informou que não havia confirmação sobre os horários dos voos até a publicação desta reportagem.