Entre as vítimas está um grupo de turistas suecos que saiu de uma pista de esqui próximo da fronteira com a Suíça

Autoridades informam que situação ainda pode piorar

Autoridades informam que situação ainda pode piorar

LEONHARD FOEGER/REUTERS/ARQUIVO - 6.2.2020

Ao menos nove pessoas morreram em três dias na Áustria devido a mais de cem avalanches, uma situação "sem precedentes", segundo as autoridades neste domingo (6). 

"Nos últimos três dias houve uma centena de incidentes de avalanche que precisaram de 70 intervenções", disseram neste domingo as autoridades regionais da região de Tirol.

Uma situação "sem precedentes", segundo as autoridades, que informaram que há mais por vir.

A maioria das avalanches foi registrada no oeste da região do Tirol. Somente na sexta-feira (4) morreram cinco pessoas, disseram os serviços de resgate.

Segundo a polícia, o incidente matou um grupo de esquiadores suecos que saíram da pista com um guia de montanha na região de Ischgl, perto da fronteira com a Suíça. 

O monitor e quatro membros do grupo foram arrastados pela neve e apenas um deles sobreviveu. Conseguiu pedir ajuda e foi levado em helicóptero.

No mesmo dia, um homem de 60 anos e sua esposa de 61 morreram cobertos pela neve enquanto praticavam esqui perto da cidade de Auffach, segundo a polícia do Tirol. 

No sábado, um austríaco de 58 anos morreu em Schirmn, perto de Innsbruck, por causa de uma avalanche que feriu outras quatro pessoas.

Mais a oeste, um experiente esquiador de 43 anos na região de Vorarlberg morreu em condições parecidas. 

Cinco admiradores dos esportes de inverno também foram cobertos por uma nevasca na importante estação de Soelden, mas todos foram resgatados. 

Nos últimos anos, as avalanches cobraram cerca de 20 vidas por ano na Áustria, embora seja menos nos dois últimos anos depois que a pandemia reduziu enormemente o número de esquiadores.