Segundo o presidente dos EUA, bancos estatais e instituições financeiras russas não poderão negociar com o Ocidente


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (22) que as sanções econômicas contra a Rússia começam a valer já na próxima quarta-feira (23). Bancos estatais russos e outras instituições finaceiras sofrerão cortes de investimentos e financiamentos ocidentais.

De acordo com Biden, a elite russa será a próxima a sofrer sanções com a escalada das tensões. O presidente americano ressaltou que todas as medidas estão alinhadas com os parceiros ocidentais.

O mandatário norte-americano também classificou o reconhecimento das regiões separatistas na Ucrânia como a anexação de mais um pedaço do país pela Rússia. Segundo Biden, este movimento seria apenas o começo da invasão russa.

Apesar de criticar a ação de Putin em relação aos territórios separatistas, Biden ressaltou que os Estados Unidos não têm intenção de lutar contra a Rússia, defendendo apenas os territórios das nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Autorizei movimentos adicionais de forças e equipamentos dos EUA, já mobilizados na Europa, para fortalecer nossos aliados do Báltico, Estônia, Letônia e Lituânia", disse Biden. "Deixe-me ser claro, estes são movimentos totalmente defensivos de nossa parte".

Biden revelou durante o discurso que o governo russo estaria estocando grandes quantidades de bolsas de sangue. Na visão do presidente dos Estados Unidos, este seria um sinal de que a Rússia se prepara para uma guerra.

Presidente Joe Biden durante entrevista coletiva nesta terça-feira (22)