Protetoras de animais de Porto Velho, deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) e vereador Fogaça 

Porto Velho, RO - O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) recebeu em audiência em seu gabinete na manhã desta terça-feira 08.02, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL) e três ativistas voluntárias do movimento de proteção ao animal da capital - Ani, Elaine e Tatiana.

O deputado federal veio para anunciar a destinação de uma emenda parlamentar de sua autoria, para a construção de uma clínica veterinária popular para atendimento a animais a famílias que não dispõe de condição financeira para custeio de tratamento.

Segundo o vereador, a iniciativa é digna de reconhecimento por parte da população e antes de tudo um ponto positivo para a saúde pública, já que animais de rua e domésticos transmitem doença e também de segurança, já que estes animais que perambula também causam acidentes de trânsito.

“Estaremos apoiando no que for preciso para que esse projeto dê certo. Porto Velho é uma capital onde é grande a proliferação de animais de rua e domésticos, um costume que existe desde que a cidade existe. Muitos desses animais são inclusive mal tratados, e na maioria dos casos, esquecidos à própria sorte”, disse o vereador.

Segundo o parlamentar, a clínica atenderá gratuitamente e ainda irá conceder gratuitamente remédios da farmácia veterinária básica, inclusive com atendimentos por veterinários nas residências das famílias onde há o animal doente. A clínica também vai trabalhar com consultas e a castração desses animais.

“Há um cálculo que demonstra bem nossa preocupação com esses animais. Cerca de 60% das famílias da capital atualmente possuem animais, o que dá uma projeção de aproximadamente 300 mil animais. É uma população que só cresce. O serviço de castração vai ajudar muito no controle dessa população”, avaliou.

As três protetoras de animais que estiveram na reunião demonstraram satisfação com o anúncio do deputado.

“Hoje o nosso coração se alegara pela causa animal porque essa parceira nos dá um horizonte novo. As famílias serão atendidas, os animais serão atendidos pela clínica popular e mudar a realidade da causa animal de Porto Velho. Não consegui nem dormir essa noite após a reunião com o deputado. A gente fica pensando nas possiblidades de como tudo vai fluir de agora pra frente, das coisas novas que vão acontecer, da realidade que vai ser mudada, e isso é muito importante para nós para a causa animal” – Protetora Ane.

“Estou muito feliz hoje, nesse momento que a causa animal está sendo abraçada, e eu acredito que a realidade vai mudar. Eu acredito que Porto Velho pode ser um diferencial, pode ser uma referência. Nossos abrigos estão lotados. Uma cadela entra no cio duas vezes ao ano, em média de dez a dose filhotes são gerados e nem todos esses filhotes são adotados. Estou muito feliz e esperançosa com esse projeto” – Protetora Tatiane.

“Estamos juntos nessa batalha. Se Deus quiser tudo vai dar certo. E vamos seguir em frente, na mesma causa, todos trabalhando com o mesmo objetivo” – Protetora Elaine.

Ao final, o parlamentar disse que seu grande sonho é a construção de não apenas um, mas duas clínicas populares, uma no centro da Zona leste e outra na região Central que servirá de ponto de apoio para as zonas Norte e Sul da capital. “Acho que assim juntos vamos tornar a nossa capital referência em tratamento de animais e cuidar dos animais de rua e diminuir animais doentes na rua e na casa das pessoas”, finalizou.

CONFIRA VÍDEO ABAIXO: