Foram realizados 861 testes rápidos para covid-19 em Ariquemes, no domingo (20).

Em Ariquemes, 861 pessoas compareceram no domingo, 20, no drive-thru de testagem rápida para covid-19, das quais 134  tiveram resultado positivo. A ação do Governo de Rondônia aconteceu em várias cidades do Estado no final de semana, como medida de enfrentamento ao coronavírus. 

Todos que receberam o teste positivo, passaram por consulta médica e foram orientados a fazer o tratamento em casa com isolamento social. A ação tem como objetivo conter o avanço do vírus e manter a economia ativa. 

A testagem aconteceu na rua Calçadão Heitor Villa Lobos, ao lado do Teatro de Ariquemes. Além do formato drive-thru, onde os cidadãos não precisam sair dos veículos para a realização do teste, também foram atendidos pedestres no sistema walk-thru (a pé).

Conforme o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, já foram realizados em todo o Estado um total de 45 drive-thrus e o número de casos positivos tem diminuído gradativamente.

Medida pertence ao conjunto de ações para o enfrentamento à covid-19.

“O que temos observado é que o percentual de pessoas positivas tem caído bastante e ratifica o que nós observamos nos nossos relatórios, que o número de pessoas curadas tem sido maior que o número de novos casos a cada dia que passa. Essa queda se deve a três fatores: ao aumento da vacinação, a ampla testagem da população com o isolamento das pessoas positivas e a continuação do segmento com as demais regras sanitárias”, destacou Máximo.

O método utilizado no drive-thru foi o antígeno, considerado um dos exames mais precisos para a identificação do coronavírus. O procedimento é baseado na coleta de secreções nasais, por meio de swab, uma haste flexível com ponta de algodão.

A ação contou com o apoio da Agência de Vigilância Estadual em Saúde (Agevisa), Secretaria Executiva Regional – Casa Civil II de Ariquemes, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e da Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).