Em visita institucional, presidente do Peru conhece projetos agropecuários de Rondônia

Presidente do Peru Pedro Castillo (chapéu) conheceu de perto alguns plantios produzidos pela Embrapa Rondônia

Após se reunir com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (3), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, o presidente do Peru, José Pedro Castillo Terrones, acompanhado do governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para conhecer projetos agropecuários.

Ao ser recebido pelo chefe-geral da Embrapa em Rondônia, Alaerto Luiz Marcolan, o presidente do país andino conheceu algumas tecnologias de produção agropecuária, tais como: a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), que envolve a produção de grãos e pastagens; Melhoramento Genético da Castanha da Amazônia e suas vantagens para o fortalecimento da bioeconomia; Sistema de Produção Cafeeira do gênero Coffea Canephora e apresentação sobre as diversas espécies de Forrageiras da Amazônia Rondoniense.

Sobre a produção cafeeira, em 2021, Rondônia recebeu a concessão da Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem para o café das Matas de Rondônia, que foi publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), na Revista da Propriedade Industrial (RPI). É o primeiro estado do Brasil e a primeira unidade do mundo a ter uma identificação para espécie de café Coffea Canephora.

Outros tipos de plantações para o desenvolvimento do cultivo foram apresentadas por pesquisadores e técnicos da Embrapa ao chefe de estado peruano, que se mostrou encantado com as potencialidades que podem ser levadas ao país andino.

Rondônia já exportou ao Peru produtos como carnes e miudezas, madeira, carvão vegetal e borracha

O governador Marcos Rocha destacou que o estado de Rondônia possui negócios com o Peru, que envolvem troca de mercadorias e vendas que são importantes para os dois países. “Trabalhando em união, a gente vai vencendo as dificuldades. Vamos trabalhar firmes para promover o desenvolvimento do nosso Estado, do nosso País e agora, com esse trabalho em conjunto do Governo Federal com o governo peruano haverá mais desenvolvimento entre as duas nações”.

Pedro Castillo, que também é agricultor, declarou estar contente com a visita a Rondônia para tratar de importantes assuntos com o presidente Jair Bolsonaro, além de ter a oportunidade de estreitar mais ainda a relação com o Brasil.

“São novas experiências com a finalidade de estreitar ainda mais as relações entre os dois países, pois não há limites e nem fronteiras para fazer parceria. É mais um compromisso com o Brasil que fazemos, conhecendo as possíveis potencialidades para fortalecer a tecnologia, mão-de-obra e demais serviços em nosso país”, disse o presidente do Peru.

Para o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Luiz Marcolan, a visita do presidente Pedro Castillo e do governador Marcos Rocha, foi satisfatória e agradeceu o apoio que o Poder Executivo tem dado no tocante a projetos de pesquisa.

“Estamos investindo em pesquisas, projetos de pesquisa do leite e transferência de tecnologias de café que o Poder Executivo investiu. É o futuro do nosso país para o desenvolvimento de Rondônia, que vai gerar renda, empregos e melhorias no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), retornar a produtividade investida em renda”, declarou Alaerto Luiz.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

O vice-governador de Rondônia, José Jodan, sugeriu um intercâmbio de experiências agrícolas entre Brasil e Peru, com servidores fazendo visitas técnicas entre os dois países para pesquisar plantações de frutas, com o apoio da Embrapa.

“É uma empresa qualificada para desenvolver pesquisas e direcionar aos produtores mudas que são altamente produtivas, além do enfrentamento às pragas. Com o apoio do Governo de Rondônia a agropecuária, vão ser feitos estudos em mais mudas, para que possamos ter mais recursos para investir em produção”, finaliza José Jodan.

Em visita institucional, presidente do Peru conhece projetos agropecuários de Rondônia Em visita institucional, presidente do Peru conhece projetos agropecuários de Rondônia Reviewed by Jotta Júnior on fevereiro 03, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.