Estudantes de Rondônia inscritos no programa Jovens Embaixadores devem ficar atentos ao cronograma

Podem participar  do programa alunos do Ensino Médio de todo o Brasil, com idade entre 15 e 18 anos

Os estudantes que possuem perfil de liderança e conhecimento da Língua Inglesa e que estejam matriculados na Rede Estadual de Ensino, cursando Ensino Médio devem ficar atentos ao prazo para a inscrição do Programa “Jovens Embaixadores”, que iniciou em novembro de 2021, foi prorrogado até dia 17 de fevereiro. Os estudantes terão a chance de concorrer a 50 vagas do programa adotado pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Já os alunos que realizaram o pré-cadastro pelo site Jovens Embaixadores, devem ficar atentos ao preenchimento do formulário de inscrição on-line que segue até dia 27 de fevereiro, onde devem cadastrar todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, e no Brasil  é coordenado pela Embaixada Americana. Funciona como um intercâmbio de cerca de três semanas nos Estados Unidos. 

Os candidatos selecionados viajarão entre os meses de junho e julho de 2022, onde participarão de oficinas e atividades de liderança e empreendedorismo social, como também outras atividades relacionadas ao tema e apresentações sobre o Brasil. Ao final do programa, vão desenvolver um esboço do projeto de empreendedorismo/impacto social a ser implementado em suas comunidades locais.

De acordo com os organizadores do programa, uma vez que o mundo continua em alerta e ainda com algumas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2022, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual.

A divulgação da lista dos selecionados para participar do Jovens Embaixadores está prevista para 25 de abril de 2022, no site oficial do programa. Para mais informações os estudantes devem consultar o Edital. 

CRONOGRAMA

  • ETAPA 1 – do lançamento do programa até 17 de fevereiro de 2022: Os interessados preenchem o pré-cadastro on-line via Facebook, www.facebook.com/JovensEmbaixadores, ou pelo link: www.jovensembaixadores.org.br
  • ETAPA 2  até 27 de fevereiro de 2022: Os candidatos concluem o preenchimento do formulário de inscrição on-line e carregam todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.
  • ETAPA 3 – até 13 de março de 2022: As Instituições Parceiras (IPs) revisam a documentação dos candidatos, aprovando-os ou reprovando-os para a próxima etapa do processo seletivo.
  • ETAPA 4 – 18 de março de 2022 (das 14:00 às 17:00, horário de Brasília)*: Todas as IPs do Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário.  *NOTA: Na medida do possível, o exame escrito será realizado em formato presencial. Em momento oportuno, todas as IPs receberão informações detalhadas sobre a aplicação das provas.
  • ETAPA 5 – até 03 de abril de 2022: As IPs aplicam o exame oral, visitam a residência dos candidatos* com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participam da Seleção Nacional.
  • ETAPA 6 – 14 de abril 2022: O Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil reúne-se para fazer a revisão do material dos semifinalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.
  • ETAPA 7 – até 25 de abril de 2022: A Embaixada e Consulados dos EUA anunciam a lista dos selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2021.
  • ETAPA 8 – maio-junho de 2022: Os Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em julho de 2022, conforme orientações da Embaixada dos EUA.  Nesta etapa realizaremos, também, encontros virtuais em preparação para o intercâmbio.
  • ETAPA 9 – 28 de junho a 1 de julho de 2022 (datas exatas a serem confirmadas quando do lançamento do programa): Orientação Pré-Partida e entrevista de visto para a viagem aos Estados Unidos – caso a viagem para os Estados Unidos seja autorizada pelo Departamento de Estado dos EUA.
  • ETAPA 10  1 de julho de 2022 (data exata a ser confirmada): Embarque para os Estados Unidos – caso a viagem para os Estados Unidos seja autorizada pelo Departamento de Estado dos EUA.
  • ETAPA 11 – 2 a 16 de julho de 2022 (datas exatas a serem confirmadas): Programação nos Estados Unidos.
  • ETAPA 12  17 de julho de 2022 (data exata a ser confirmada): Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.  Regresso aos respectivos estados de origem.
Estudantes de Rondônia inscritos no programa Jovens Embaixadores devem ficar atentos ao cronograma Estudantes de Rondônia inscritos no programa Jovens Embaixadores devem ficar atentos ao cronograma Reviewed by Jotta Júnior on fevereiro 17, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.