Fhemeron desenvolve ações para captação de sangue, principalmente no período que antecede ao carnaval

A baixa doação de sangue nos hemocentros é um desafio mundial. Em Porto Velho, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), mantém o apelo para que a população doe e ajude no aumento de estoque das bolsas de sangue para o Estado.

A Fhemeron tem feito diversas ações para intensificar a doação, principalmente no período próximo ao carnaval. Uma delas é o setor de Call Center da Fhemeron, que realiza diariamente ligações para alcançar mais doadores. Esse chamamento é feito com base nos dados cadastrados de pessoas que doaram em anos anteriores.

De acordo com a gerente de captação, Maria Luíza, muitas pessoas aceitaram o chamado, mas apesar dos esforços, é uma média que precisa ser maior. “Sabemos que há desafios, mas qualquer pessoa que esteja saudável, precisa ter a conscientização do esforço pessoal para vir ao hemocentro e fazer a doação. As cirurgias não deixarão de ser realizadas, os pacientes não vão deixar de precisar de sangue. Não há como parar o serviço”, desabafa.

Outras ações que têm ajudado a manter o estoque da Fundação, são as parcerias com os órgão públicos do Estado. Durante a manhã da última sexta-feira (18), os colaboradores do 5° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) encaminharam oito militares para realizar o ato solidário.

O soldado Alexandre Lima foi um dos doadores. “Acredito que a doação de sangue é algo muito importante para o cidadão, um dever de cumprimento com a pátria e com o próximo, diante dessas dificuldades em conseguir doadores”, disse.

Outra parceria importante é com o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que aos poucos encaminha servidores para realizarem as doações.

QUEM PODE DOAR

  • Pessoas com idades entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos e bem alimentado;
  • O doador deve evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e estar descansada, ou seja, ter dormido pelo menos seis horas nas derradeiras 24 horas.
  • Outro fator importante: o (a) doador (a) deve ter doado há mais de 60 dias, ou dias 90 para mulheres.