Atendimento gratuito para população de Porto Velho aconteceu no Espaço Alternativo

Como forma de aproveitar o feriado de carnaval com segurança e saúde, o Governo de Rondônia realizou na tarde da última sexta-feira, 25, uma ação com atendimento médico gratuito para a população de Porto Velho.  Entre as atividades foram realizados testes para detecção de covid-19; Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV); Sífilis e Hepatite (B e C).

O projeto promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contou com o apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) [fornecedora dos insumos], Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e Sindicato Nacional (Asfoc). 

Maria das Graças testou negativo para covid-19

Maria das Graças, de 62 anos, que ficou sabendo da ação através de uma amiga, realizou a testagem de covid-19 após ter alguns sintomas da doença. 

“ Eu já tive covid-19 e comecei a sentir os mesmos sintomas, então resolvi realizar a testagem por segurança. Mesmo tendo consciência que tomei as três doses da vacina é importante continuarmos nos cuidando. Essa ação está sendo uma maravilha, teste rápido e de graça”, relatou Maria.  

Além dos testes, estandes foram montados, onde profissionais se disponibilizaram para conscientização sobre doenças como dengue, zika vírus e chikungunya que são transmitidas pelo mosquito do Aedes aegypti.

O diretor da Fiocruz, Jansen Fernandes explicou a importância do projeto para a população da Capital. 

“Essa ação já vem acontecendo em outros municípios do Estado e agora, aqui em Porto Velho.  Achamos interessante fazer nesse período que antecede o carnaval pois, nesse momento normalmente acontece muita aglomeração. Por esse motivo é importante detectar possíveis doenças para conscientizar e isolar essas pessoas”, disse o diretor. 

O secretário de saúde, Fernando Máximo destacou a participação da população na ação. 

“Tivemos a ideia de realizar a ação no Espaço Alternativo, pelo fato de ser um lugar bem visitado na cidade. Com isso 639 pessoas participaram da testagem, um número considerado bom, apesar da chuva que tivemos na cidade”, finalizou Máximo.