Profissionais recebem informações em relação ao planejamento do ano letivo de 2022

O evento é transmitido de forma online O evento é transmitido de forma onlineO ano letivo da rede municipal de ensino de Porto Velho inicia na próxima quarta-feira (9). E para realizar as orientações pedagógicas necessárias a todos os educadores, a prefeitura promove a Jornada Pedagógica da Educação 2022.

O evento começou na última quinta-feira (3) e vai até a próxima terça feira (8). O encontro acontece no próprio ambiente escolar e também em formato de live no YouTube, através de conferência, palestras e orientações ministradas por profissionais da rede e também professores convidados.

Neste ano, além das medidas de biossegurança, o foco da Jornada está voltado à qualidade da aprendizagem dos estudantes.

“Este é um momento do ano em que nos reunimos para fazer uma reflexão pedagógica e para dar orientações básicas aos nossos educadores para o ano letivo que se inicia. Este, em especial, será um ano em que continuaremos com o cuidado em relação à segurança sanitária, mas também com o foco em desenvolver melhor a aprendizagem dos alunos, buscando recompor os prejuízos causados pela ausência de atividades pedagógicas presenciais por conta da pandemia”, explica a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Lopes Negreiros.

Toda a programação da jornada pedagógica tem como eixo principal o planejamento com foco na aprendizagem, envolvendo os profissionais ligados diretamente às unidades escolares, como gestores, orientadores, supervisores e professores da educação infantil, do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA).

Foco da Jornada está voltado à qualidade da aprendizagem dos estudantesFoco da Jornada está voltado à qualidade da aprendizagem dos estudantes"A Jornada Pedagógica no início do ano é muito importante, pois os professores retornam de férias e se encontram para refletir juntos sobre as principais linhas de trabalho do ano, recebendo orientação em relação ao planejamento que deverá ser elaborado com base nos dados da avaliação diagnóstica que aconteceu em novembro do ano passado, através do programa Avalia Porto Velho. A partir dessas informações, eles irão organizar o tempo pedagógico com foco nas habilidades fundamentais”, explica Juliene Rezende, diretora do departamento de políticas educacionais da Semed.

A Jornada Pedagógica da Educação segue pelos turnos manhã, tarde e noite, com oficinas direcionadas para cada área, sob a coordenação de professores doutores com formação em ensino infantil e fundamental.

O turno da noite terá atividades direcionadas a professores e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A escola é um local privilegiado de cuidado, de proteção, de educação e formação dos nossos estudantes, por isso, nos preparamos para realizar um trabalho diagnóstico e de recomposição da aprendizagem. Trabalhamos para que os professores sejam recebidos e acolhidos nas melhores condições possíveis de trabalho nas unidades escolares”, afirma a gerente de Educação Básica da Semed, Lina Magonar.