Detran e BPTran irão intensifica fiscalização para garantir segurança no trânsito

Com objetivo de garantir a segurança no trânsito durante o período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) de Porto Velho estarão intensificando as operações em Porto Velho com mais de uma equipe no período da manhã, tarde e noite, começando nesta sexta-feira, 25, até terça-feira, 1. As operações, entre elas, a Lei Seca, serão intensificadas com o intuito de retirar os condutores embriagados das ruas.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que Porto Velho não terá desfile dos tradicionais blocos de carnaval, decisão tomada pelos próprios dirigentes dos blocos, para evitar a proliferação do vírus da covid-19, mas devem ocorrer concentrações de carnavalescos em bares e clubes particulares, o que não é proibido.

“Por isso, os agentes de trânsito do Detran Rondônia e a Polícia Militar estarão intensificando os trabalhos nesse período de festas para garantir a segurança no trânsito, tendo em vista que é comprovado o aumento de condutores embriagados nesse período, a orientação é: se ingerir bebida alcoólica não dirija”, afirmou Paulo Higo.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro esteve reunido na manhã de quarta-feira, 23, com sua equipe e o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), major PM Diego Batista Carvalho, para definir as estratégias de trabalho que serão adotadas na operação “Carnaval Seguro”.

 

Reunião para definir estratégias da operação “Carnaval Seguro” aconteceu no último dia 23

Welton Ribeiro, disse que enquanto as pessoas vão aproveitar, o Detran Rondônia e a Polícia Militar estarão trabalhando para garantir que a população tenha segurança no trânsito e segurança de forma em geral. “A presença do Estado por meio dos agentes de trânsito e polícia militar nas ruas impõe respeito e quem descumprir o que determina a lei, irá responder por isso”, afirmou.

Alguns agentes e auxiliares de trânsito do Detran Rondônia, do interior estarão compondo as equipes que trabalharão em Porto Velho em conjunto com a Polícia Militar durante o carnaval.

O coordenador da Lei Seca em Rondônia ressalta que quem for curtir o carnaval, seja em bares, clubes particulares ou em família, que tenha consciência, se ingerir bebida alcoólica não dirija. “O Detran e a Polícia Militar estarão nas ruas para garantir a segurança.

“Quando o agente, tira o condutor sob efeito de álcool do trânsito, ele está salvaguardando a vida desse condutor e de outras pessoas que poderão ser vítimas de acidentes de trânsito”, afirmou. O álcool afeta o sistema nervoso central (cérebro) e pode causar perda de reflexos, de memória e de atenção. “Portanto o cidadão precisa ter consciência, se ingerir bebida alcoólica não deve dirigir, vá para casa de aplicativo, de carona com uma pessoa sóbria, para não colocar a própria vida em risco e de terceiros”, concluiu.

Participaram da reunião de para definir estratégias da operação “Carnaval Seguro”, o assessor da Dtfat, Sáimon Rio Nildo Flores; a Coordenadora do Registro Nacional de Infrações (Renainf), Samia de Lima Almeida; o chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito (Divcait), Edson da Silva Mattos Filho e o capitão PM Francisco Ilky Alves de Araújo.