Para afastar boatos, Defesa Civil Municipal realiza inspeção em Jirau

Para afastar boatos, Defesa Civil Municipal realiza inspeção em Jirau

Uma inspeção in loco foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho (Compdec) na última segunda-feira (21) na Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau), localizada a 120 quilômetros do centro urbano de Porto Velho. O objetivo foi desmentir a falsa notícia de rompimento da barragem da usina no rio Madeira.

Informações deturpadas chegaram a ser veiculadas nas mídias sociais e causou pânico aos moradores. Segundo o gerente de engenharia civil e segurança das barragens da Jirau Energia, Claudiney Freitas, a empresa efetuou a abertura de três comportas do vertedouro. Este procedimento trata-se de uma operação normal que tem por objetivo liberar a água represada não utilizada na geração de energia.

O procedimento, segundo ele, não oferece risco à segurança estrutural e operacional da usina. “A UHE Jirau encontra-se sem risco ou qualquer outro incidente à vida humana ou ao meio ambiente”, disse o gerente após a visita técnica.

Apesar do período chuvoso na região amazônica, o volume de água que passa pelo vertedouro está abaixo do registrado em anos anteriores desde a cheia histórica de 2014.

“Estamos aqui para esclarecer os boatos relacionados à notícia falsa e, claro, para tranquilizar às famílias ribeirinhas que moram ao longo do rio Madeira, assim como todas as pessoas que vivem no centro urbano da nossa capital”, explicou Edmílson Machado, coordenador da Defesa Civil de Porto Velho.

A Defesa Civil municipal esclarece ainda que a empresa Jirau Energia mantém contato com a Compdec e que o processo de geração de energia segue os protocolos determinados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para afastar boatos, Defesa Civil Municipal realiza inspeção em Jirau Para afastar boatos, Defesa Civil Municipal realiza inspeção em Jirau Reviewed by Jotta Júnior on fevereiro 22, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.