Sedam destaca atuação do agente de defesa ambiental na proteção e monitoramento do meio ambiente

O trabalho do agente de Defesa do Meio Ambiente é desafiador mas essencial para a proteção da floresta e o Estado de Rondônia

Dedicação em defender o meio ambiente e proporcionar a sustentabilidade é a tarefa empenhada pelos agentes de Defesa Ambiental, responsáveis por atuar em diversas frentes promovendo a conservação e a preservação da natureza. Em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) possui agentes do segmento, que averiguam denúncias de desmatamento, extração ilegal de minério, pesca indevida, além de realizarem fiscalizações de aves e estabelecimentos irregulares. No dia 6 de fevereiro comemorou-se o Dia do Agente de Defesa Ambiental, data reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente em homenagear a todos que trabalham na conservação do meio ambiente.

A Sedam tem trabalhado pela preservação do meio ambiente, aperfeiçoando processos de gestão ambiental e projetos de manutenção ambiental. 

Os agentes são responsáveis por notificar as indevidas ações, eles atuam na Sedam dando suporte e continuidade ao licenciamento ambiental  e realizando as vistorias e demais procedimentos relativos à  fiscalização. Estes profissionais desempenham papel importante na sociedade, onde suas ações se tornam cada vez mais necessárias para a conservação. 

O agente de Defesa Ambiental trabalha para orientar, fiscalizar atividades e obras e verificar se estão sendo cumpridas as leis ambientais e desenvolver ações educativas

Um exemplo é a servidora Márcia Oliveira, que atua na Sedam desde 2016, e está como agente de Defesa Ambiental há dois anos. Ela conta que o maior desafio da profissão é conseguir educar o violador para que não continue mais comentando aquele tipo de infração ambiental.

“Uma vez que alguém cometeu uma infração ambiental e foi autuada por tal, esperamos que aquela multa tenha caráter pedagógico corretivo e que essa pessoa não cometa mais o mesmo erro. Isso é muito difícil de fazer, porque precisamos explicar muito bem sobre a magnitude daquele dano ambiental para que o infrator compreenda o quão importante é deixar de fazer aquilo”, explica  a agente.

Sobre a importância de sua profissão para a sociedade, a agente afirma que a atividade é importante para o coletivo, porque através da fiscalização diminui-se os impactos causados na natureza, evitando a degradação e inibindo a destruição do meio ambiente. “A fiscalização ambiental existe porque existe também o crime ambiental. Porque muitas  pessoas preferem agir na ilegalidade. Então o propósito é garantir que os recursos ambientais sejam utilizados de forma sustentável e que um dano ambiental que venha a causar não afete significativamente o ecossistema.”, detalha Márcia.

Sedam destaca atuação do agente de defesa ambiental na proteção e monitoramento do meio ambiente Sedam destaca atuação do agente de defesa ambiental na proteção e monitoramento do meio ambiente Reviewed by Jotta Júnior on fevereiro 07, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.