Há grande ocupação hoteleira no feriado prolongado, sol forte e expectativa de intenso congestionamento na volta da viagem

Com veto a blocos de Carnaval, sul da Bahia e litoral norte de SP têm praias lotadas

Com veto a blocos de Carnaval, sul da Bahia e litoral norte de SP têm praias lotadas

FABRICIO JACHOWICZ/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO/ 01.03.2022

Com o veto aos blocos de Carnaval pelo Brasil, as ruas perderam a maioria dos estandartes e foliões fantasiados. Por outro lado, parte dos destinos turísticos teve um feriado de praias lotadas.

No litoral norte paulista, a ocupação hoteleira (94%) foi a maior dos últimos cinco anos, segundo cálculos feitos por integrantes do setor. Na Bahia, a suspensão da folia organizada pela Prefeitura de Salvador fez os turistas migrarem da capital para cidades mais ao sul, como Porto Seguro, Trancoso e Ilhéus.

O cancelamento do Carnaval no sambódromo, dos blocos de rua e de grandes festas públicas foi motivado pela variante Ômicron do coronavírus, mais contagiosa, que mantém a média móvel de óbitos ainda acima de 600 por dia, conforme dados do consórcio de veículos de imprensa. Festas privadas, porém, continuam liberadas na maioria das cidades e em alguns locais, como o centro do Rio, foliões saíram em desfiles extraoficiais, que acabaram dispersados.

Efeito capital

"A procura foi de última hora. Estava fraca nas últimas semanas e houve um boom nos últimos dias. Acreditamos que muito desse aumento seja pela suspensão dos desfiles de blocos na capital", afirma Rodrigo Tavano, vice-presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo).

De acordo com ele, um levantamento feito pela associação no dia 24 indicava que a ocupação nas quatro cidades do litoral norte ficaria em torno de 70% a 75%. "Para nossa surpresa, na sexta-feira (25) e no sábado (26), houve um estouro na demanda e os hotéis viram a ocupação bombar. Além da suspensão dos desfiles em São Paulo, o tempo também ajudou, pois estamos tendo muito sol e calor todos os dias. Nos últimos cinco anos, tivemos Carnaval com chuva", disse.