Ações para alertar pais e estudantes sobre importância do uso de equipamentos de segurança vão ser intensificadas em março

Tomando como base a Resolução Nº 871 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2022, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) vai intensificar ações para alertar pais e estudantes quanto à importância do uso de equipamentos de segurança em frente às escolas.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que o tema sugerido pela Resolução é “Juntos Salvamos Vidas”, no qual pedestres, ciclistas e motociclistas fazem parte do público alvo da ação que enfatiza o comportamento seguro e preservação da vida, por meio da utilização dos dispositivos e equipamentos de segurança.

Equipe da Dtet em reunião de planejamento das ações educativas

Devido o aumento do fluxo simultâneo de veículos nas vias próximas às escolas, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) do Detran planeja ações performáticas para abordagem de pedestres e demais usuários nas vias. 

“O comportamento  seguro diz respeito às atitudes da população no trânsito, no qual se destaca aos pedestres o uso e respeito pela faixa de pedestre, não utilização de fones de ouvido em vias públicas, pois pedestres que usam fones nos dois ouvidos têm maior probabilidade de se acidentar”, pontuou a diretora da Dtet, Claúdia Roberta Stochi.

“Para os motoristas, a dica de ouro no trânsito está no artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que institui que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela segurança dos pedestres”, lembrou a diretora.

Quanto os equipamentos de segurança, Claudia Roberta reforça que o uso do cinto de segurança para todos os passageiros do veículo, a cadeirinha ou banco de elevação para crianças, e do capacete para motociclistas, são essenciais para preservação da vida em caso de acidentes. “A segurança no trânsito de crianças e adolescentes não pode ser descuidada”, enfatizou.