O evento irá reunir envolvidos na cadeia de transferência de recursos da União

Para integrar os atores envolvidos na cadeia de transferências de recursos da União e ampliar a comunicação e o acesso a esses recursos, o Governo de Rondônia, em parceria com a Rede + Brasil e o Ministério da Economia, irá realizar no próximo dia 19, a partir das 8h, em Porto Velho, o 15º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede + Brasil – Etapa Rondônia.

O evento irá reunir gestores, servidores, colaboradores de órgãos e entidades públicas e privadas dos municípios e do Estado; das organizações da sociedade civil; cidadãos e demais interessados no tema em uma programação composta de capacitação, debates, reuniões técnicas, entre outros mecanismos que auxiliem a integração e inovação nos processos da captação desses recursos.

A Rede +Brasil é uma rede de governança colaborativa composta por instituições que operam recursos captados nas diversas fontes disponibilizadas pelo Governo Federal e tem, entre seus principais objetivos, fortalecer o diálogo entre os envolvidos, a gestão e a melhoria do gasto público e garantir maior efetividade as políticas públicas implementadas com esses recursos públicos.

Em Rondônia, a Unidade Gestora da Rede é coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) desde 2016, quando o Governo do Estado aderiu à Rede Siconv. Com a evolução para a Rede + Brasil, em 2019, uma série de melhorias nos processos de gestão dos recursos oriundos da União foram implementadas no Estado. Nesse sentido, a realização da etapa do Fórum em Rondônia irá reforçar a melhoria dessa gestão com a ampliação do debate sobre as transferências voluntárias no contexto atual, entre outras ações.

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, reforça o convite às instituições envolvidas nesse processo para que se inscrevam e participem do evento, contribuindo para o fortalecimento da rede, da transferência e do controle social dos recursos públicos.

Para participar do Fórum e acompanhar a programação do evento, as instituições interessadas podem fazer a inscrição através do link: https://www.even3.com.br/forumredebrasilrondonia/

Fóruns Regionais

Os fóruns regionais tem por objetivo promover maior integração entre os parceiros da Rede +BRASIL, rede colaborativa que conta, atualmente, com mais de 145 parceiros (Ministérios, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais, Controladoria Geral da União, Governos Estaduais e Entidades Municipalistas, entre outros), com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos públicos.