O evento, só com a participação de mulheres, é decorrente das comemorações do Dia Internacional da Mulher e dos 90 anos do direito ao voto feminino

No sábado (19), na sede da Fundação, em Porto Velho, foi realizada a 4ª Oficina de Debates – OD, com o tema “A Participação da Mulher na Política – Os Limites para o Protagonismo Feminino”, como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher e de relembrar que fazem 90 anos que o Decreto nº 21.076, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, passou a assegurar o voto a todas as mulheres. Antes, somente podia votar quem exercia função remunerada.

Promovida pelo Gabinete do Senador Confúcio Moura (MDB-RO) e pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG, as Oficinas de Debates são eventos para grupos de cidadãos convidados aleatoriamente, militantes ou não, para o debate dos temas políticos, econômicos e sociais mais latentes no momento.

Reunindo pequenos grupos de pessoas, no máximo 15, a ideia é construir alguma convergência em torno deles e extrair o sentimento médio dos participantes. Sempre mediada por um especialista no tema, as Oficinas tem se mostrado importante para o debate político além do âmbito partidário – além de atrair não militantes.

O evento desse sábado foi coordenado pela economista e fotógrafa Marcela Bonfim e contou com a participação de nove mulheres, que se aprofundaram sobre as causas estruturais da baixa participação das mulheres na política. Os resultados do debate são objeto de relatório encaminhado à Fundação.

Nas três edições anteriores, os temas debatidos foram: 1) Desenvolvimento e Sustentabilidade – um conflito desnecessário, que debateu questões relacionados ao meio ambiente e a crise do clima; 2) Paulo Freire – 100 Anos de educação libertadora, em homenagem aos 100 anos de nascimento do educador Paulo Freire e aos seus métodos de ensino; e, 3) Violência Domestica e Feminicídio – O lado perverso do machismo brasileiro, na qual foi abordada violência contra as mulheres e os números assustadores de assassinato de mulheres.

Sem datas e temas definidos, estão planejadas mais seis Oficinas de Debates – OD´s até o mês de junho deste ano.