Evento segue até o dia 30 de abril

Quito dia de evento apresentou circuitos e debateu combate ao turismo sexualQuito dia de evento apresentou circuitos e debateu combate ao turismo sexualO quinto dia de programação do “Estação Turismo” foi marcado pela apresentação do mapa turístico de Porto Velho, seus circuitos e rotas, e por uma palestra de conscientização sobre a exploração sexual infanto-juvenil como turismo sexual. O evento segue até o dia 30 de abril no Porto Velho Shopping.

Na ocasião, os visitantes e trabalhadores do setor tiveram a oportunidade de conhecer diferentes estratégias de estímulo ao turismo receptivo. A equipe técnica do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho-Semdestur, apresentou o ordenamento turístico da capital que possibilita a elaboração de roteiros e pacotes turísticos.

“Nosso mapa contempla todos os pontos turísticos da capital, cerca de 70. Esse trabalho busca catalogar e organizar todas essas informações para podermos criar circuitos e rotas turísticas. A ideia é mostrar que Porto Velho tem sim turismo receptivo que pode ser trabalhado”, explicou Glayce Bezerra, secretária da Semdestur.

Entre as apresentações também foi abordado o case de sucesso do Balneário Bebel, um dos atrativos da cidade. Para a empresária do ramo e proprietária do balneário, foi uma oportunidade para dar mais visibilidade ao turismo. “Para nós é muito importante. É essencial divulgar, informar ao público, apresentar as rotas e ambientes. Isso demonstra preocupação com o turismo do nosso estado”, disse Arlete Araújo, comentando sobre o projeto.

Arlete Araújo, proprietária de balneário em Porto Velho Arlete Araújo, proprietária de balneário em Porto Velho

Outro ponto de grande relevância do dia foi a discussão sobre a relação do direito com o turismo, com a participação do promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), Marcelo Oliveira, que expôs sobre a importância do envolvimento da sociedade no combate ao turismo sexual.

“Existem várias cidades com esse tipo de turismo que envolve especialmente a exploração sexual infanto-juvenil e isso prejudica o setor. Nenhuma família ou pessoa com um pouco de compromisso social quer um destino como esse e essa consciência de que o turismo sustentável é o que dá retorno a longo prazo deve ser criada. Esse combate é papel de todos nós”, finalizou.

O “Estação Turismo” acontece na sala de eventos do Porto Velho Shopping. A programação vai até o dia 30 de abril.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e tem o apoio do Porto Velho Shopping, Santo Antônio Energia (SAE), Ollá Telecom, Urbano Norte, 2 Clics, Conetur e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Os interessados na programação podem se inscrever através do formulário.

Confira a programação completa aqui.