Fórum Estadual de Mudanças Climáticas acontece em Porto Velho nesta quinta-feira, 7

 

Negócios com crédito de carbono estão na pauta do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas 

Sociedade civil, secretarias estaduais, indígenas, comunidades extrativistas, representantes de setores agrícolas e indústria buscarão na quinta-feira (7) consolidar a representatividade durante o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas que será realizado em Porto Velho, no Palácio Rio Madeira (PRM), sede do Governo de Rondônia.

No fórum, o Governo do Estado apresentará planos de trabalho, com foco no biênio 2022-2024, informou o assessor especial de Governança Climática e Políticas Públicas, Diogo Martins Rosa. A organização do evento pretende fazer a transmissão on-line pelo YouTube, nos canais do Governo e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

As inscrições poderão ser feitas no https://www.even3.com.br/fdmcdero2022/, com vagas limitadas.

Segundo Diogo, o plenário presencial contará com 23 instituições que adotaram o cooperativismo e o diálogo para esclarecer dúvidas a respeito das atividades voltadas à agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, como por exemplo o mercado de carbono florestal, os projetos de REDD+, fortalecimento da bioeconomia, cujas atividades atualmente são amplamente financiadas, e da mesma forma, a proteção dos recursos hídricos, conservação e a recuperação florestal. 

“O fórum tem o objetivo de dialogar a respeito de ações já executadas pelas secretarias do Governo do Estado, principalmente a Sedam que é a secretaria responsável por planejar e executar atividades para o desenvolvimento ambiental”, ele disse.

ECONOMIA 

Modelo para o Brasil, o estado de Rondônia atestou em 2020 a formalização dos primeiros contratos com a empresa Permian Global, para execução do maior projeto de carbono florestal com Pagamento por Serviços Ambientais em unidade de conservação estadual no País, que deverá render em 30 anos R$ 150 milhões para as 95 famílias cadastradas que vivem na Unidade de Conservação da Reserva Estadual Extrativista (Resex) Rio Cautário, entre os municípios de Costa Marques e Guajará-Mirim.

O Governo do Estado foi pioneiro em projeto de REDD+ em uma Unidade de Conservação Estadual. O projeto de REDD+ da Resex Rio Preto- Jacundá, que é uma Unidade de Conservação criada na década de 90 para populações de origem seringalista, este projeto tem como foco o investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades e o monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade, visando reduzir impactos sociais e ambientais da região. A Resex é localizada nos municípios de Machadinho d’Oeste e Cujubim, teve seu início em outubro de 2012.

GOVERNANÇA CLIMÁTICA

A minuta do decreto criando o Conselho Gestor da Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais será também debatida pelo plenário, paralelamente à indicação de seus membros efetivos.

“O Conselho visa aprovar os planos de trabalho, define e aprova a execução dos recursos para o Fundo de Governança Climática e Serviços Ambientais (Funclima)”, lembrou o assessor Diogo Martins Rosa.

Na Amazônia Ocidental Brasileira, o Governo de Rondônia espera também neste fórum o interesse de empresas que acreditam na possibilidade de contribuir para que o mundo realize a necessária transição para uma economia de baixo carbono, aproveitando novas oportunidades de negócios e reduzindo significativamente os impactos negativos da mudança do clima.

Da mesma forma, contará com outros atores igualmente indispensáveis ao debate do momento, entre os quais, os povos indígenas.

O Fórum de Mudanças Climáticas foi instituído pelo Decreto nº 24.497, de 27 de novembro de 2019. Ele é uma instância consultiva do Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais, previsto no inciso IV do artigo 10 da Lei Estadual nº 4. 437, de 17 de dezembro de 2018.


Fórum Estadual de Mudanças Climáticas acontece em Porto Velho nesta quinta-feira, 7 Fórum Estadual de Mudanças Climáticas acontece em Porto Velho nesta quinta-feira, 7 Reviewed by Jotta Júnior on abril 05, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.