Greve dos servidores do INSS em Rondônia completa 15 dias e conta com apoio do Sindsef

A greve dos servidores do INSS completa 15 dias nesta quarta-feira (06), com adesão em 23 estados e Distrito Federal. Em Rondônia, os servidores contam com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO com suporte técnico e jurídico. O movimento grevista tem realizado atos em frente a agência da Previdência Social do bairro Embratel, em Porto Velho, onde estão sendo concentrados os atendimentos aos usuários com agendamento. A greve também ganhou reforço no dia 30 de março, com a paralisação dos médicos peritos.

Mesmo assim, o governo federal ainda não sinalizou resposta.

Pauta de reivindicação do servidores:

– Equiparação salarial imediata com a tabela dos servidores do INSS, com a concessão de Plano de Carreira;
– Jornada de 30h para todos, sem redução salarial e sem turnos;
– Condições de trabalho e abertura de debate sobre assédio moral;
– Concursos públicos para todos os níveis;
– Gratificação/indenização para cobrir gastos pelo teletrabalho, tais como: internet, energia elétrica, materiais, equipamentos, dentre outros (compensação pelo custo de manutenção em substituição à estrutura do estado);
– Abertura de debates com o Ministério do Trabalho sobre a regulamentação da Portaria Conjunta SE/SPREV/STRAB/MTP Nº 1, de 10 de março de 2022 (trabalho remoto).

“A greve do INSS não passa apenas por questões salariais, acima de tudo ela é contra a forma de gestão adotada pelo INSS, que adoece, massacra e penaliza os servidores e, consequentemente, toda sociedade”, disse do Sindsef/RO, Mário Jorge Sousa de Oliveira. Segundo o presidente, a luta do INSS é a mesma bandeira por recomposição salarial de 19,99%, por melhores condições de trabalho e concursos públicos, que estão sendo requeridos por todos o funcionalismo público federal.

No início desta semana, a Comissão Nacional de Negociação, que representa os servidores do quadro de pessoal do Ministério do Trabalho e Previdência, em greve por tempo indeterminado, protocolou junto ao Ministro do Trabalho e Previdência Social, ofício solicitou do governo federal, a Instauração do Processo de Negociação referente à pauta de reivindicação dos servidores.