Sedec promoverá live para discutir os impactos positivos do microcrédito na economia

Na próxima quinta-feira (14), às 17h, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, vai promover uma live, pelo YouTube, para discutir sobre os impactos positivos do microcrédito na economia do Estado.

O assunto em pauta terá como ministrantes  o secretário da Sedec, Avenilson Trindade;  a coordenadora estadual de empreendedorismo e micro e pequenas empresas, Patrícia Portela e a agente de crédito de São Miguel do Guaporé, Natiele Fernanda.

Em meio ao aumento do desemprego e à demanda reprimida em virtude  da crise causada pelo coronavírus nos anos de 2020-2021, empréstimos de pequenas quantias ganharam relevância. “O microcrédito na economia de Rondônia tem sido muito relevante, pois impacta positivamente aos micro e pequenos negócios, se tornando uma alternativa de financiamento de suas atividades que sofreram com a crise que enfrentamos na pandemia”, ressalta  Trindade.

Com a finalidade de ajudar os microempreendedores a retomarem ao seu pequeno negócio, foi desenvolvido o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios de Rondônia – Proampe. O programa já apresenta vários modelos de negócios que deram certo com boas perspectivas para o empreendedorismo do rondoniense, marcado por iniciativas de valor que estão reerguendo projetos prejudicados pela pandemia e que já estão gerando emprego e renda em várias regiões do Estado.

As condições operacionais permanecem as mesmas, com o prazo máximo de 36 meses para o pagamento, incluindo carência de até seis meses e o valor máximo de R$ 100 mil. Com taxa de juros máxima igual a 0,5% ao mês, acrescida da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) sobre o valor concedido.

“Com o microcrédito em condições operacionais mais acessíveis, nós possibilitamos a manutenção de diversos negócios e empregos, e ainda, a criação de outros negócios que estavam como projeto ou atividade informal, isso possibilitou também a formalização. De forma geral, o microcrédito fomentou a economia a manter a sua atividade constante” finaliza o secretário da Sedec.