Todos os produtos para crianças devem ter a devida certificação do Inmetro

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia realizou fiscalização em lojas especializadas em produtos para festa em Porto Velho. Ao todo foram apreendidos 1.920 balões que não atendem a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O objetivo da ação é fiscalizar os produtos que são comercializados em festividades. Dentre as infrações encontradas, estão: falta do selo do Inmetro e as informações obrigatórias na embalagem do produto. “O selo significa que esse produto atende aos requisitos de segurança, previstos pela legislação, e não representa risco à saúde e a segurança das crianças”, pontuou o metrologista do Ipem, Igor Argento.

Além dos balões foram fiscalizados brinquedos. “O consumidor geralmente se atenta ao preço e muitas vezes esquece de verificar se o produto está com a devida certificação. Por isso nós orientamos que caso desconfie de possíveis irregularidades, denuncie a Ouvidoria do Ipem que imediatamente enviaremos uma equipe para verificar a denúncia”, frisou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou ainda pelo telefone 0800 647 7277.