Imunização é importante para a saúde humana e animal

O último fim de semana foi de conscientização no Conjunto da Vila Dnit, em Porto Velho. A comunidade, localizada na margem esquerda do rio Madeira, recebeu a vacinação itinerante contra a raiva animal. Durante todo o dia, equipes da Prefeitura receberam cães e gatos, a partir de 3 meses de idade, para serem vacinados. O reflexo dessa atuação resultou em mais de 200 animais imunizados.

Ação itinerante imunizou mais de 200 animais, entre cães e gatos Ação itinerante imunizou mais de 200 animais, entre cães e gatosA ação itinerante também foi ampliada às linhas próximas, como na Vila São João, na zona rural, na BR-319. O trabalho foi feito com visitação das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) às casas da localidade.

Segundo a auxiliar de serviço veterinário, Aline Romano, a ação busca alcançar a maior quantidade possível de animais a serem vacinados em localidades distantes, além de facilitar as condições para quem tem dificuldades em levar o animal até um ponto de imunização.

“Alguns lugares mais afastados acabavam ficando sem cobertura. Por conta disso, muitos animais ficavam sem a vacinação. Essa é uma das razões que nos levou a atuar com a estratégia itinerante, que tem extraído bons resultados. A população tem sido participativa e atuante, trazendo o seu animal. Se o proprietário não tiver a carteira de vacinação do pet, nós fazemos outra guia. O importante é o animal sair vacinado”, destacou.

Vacinação é aplicada a partir dos três meses de vida do animal Vacinação é aplicada a partir dos três meses de vida do animal

Em casos extremos em que o proprietário esteja acamado, idoso ou com alguma debilidade, poderá agendar, por telefone, a visita do vacinador para a aplicação da vacinação antirrábica no seu animal, em casa. O agendamento é feito pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), pelo telefone: (69) 98473-6712. O mesmo é válido, também, para quem tem a partir de dez animais em casa.

COMUNIDADE MOBILIZADA

O conjunto da Vila do Dnit possui cerca de 90 famílias, que foram sensibilizadas a comparecerem com os seus animais domésticos no dia da vacinação. A movimentação foi constante, uma demonstração de que a ação, mais uma vez, foi assertiva.

Leivesson Carvalho Oliveira reside na comunidade há quase oito anos. Ele conta que tem o hábito de vacinar, anualmente, o seu gato, mas, devido à distância, essa prática ficou difícil. Agora, com a ação itinerante, ele não perdeu a oportunidade e levou também os cachorros para vacinar.

Ação vem levando antirrábica a regiões distantes do perímetro urbano da capitalAção vem levando antirrábica a regiões distantes do perímetro urbano da capital“Ao todo são três animais em casa e essa ação é muito bacana, pelo fato de atender à população. Creio que haverá uma grande participação dos demais moradores, pois todos sabem o quanto isso facilita para nós, declarou.

A moradora Ana Lúcia Nascimento de Souza levou sua cachorra Pandora para vacinar. Animada, ela conta que cuidar da saúde dos animais é uma questão de prioridade. “Tenho muito carinho pelos animais e essa ação chegou numa boa hora. Estávamos precisando, pois muitas pessoas abandonam os animais nesta região e estes acabam ficando por aqui, perdidos. Não aguento ver isso e coloco água e comida para os bichos. Por isso, agradeço a equipe que esteve aqui na Vila, trazendo essa ação”, observou Ana Lúcia.

AÇÕES CONTÍNUAS

Outras ações itinerantes já foram realizadas em diversas localidades, como na Vila Princesa e nas linhas do Reassentamento Santa Rita.

As equipes atuam, agora, nas comunidades de Joana D'Arc e Morrinhos, além do trailer no Parque Circuito que realiza atendimentos itinerantes de terça-feira à sábado. A vacinação antirrábica também segue na própria DCZADS, localizada na avenida Mamoré, bairro Cascalheira.

Todo o esforço já resultou, até o momento, em mais de 3 mil animais vacinados, desde o mês de janeiro desse ano.