Cerca de 6 mil servidores serão contemplados

Com o objetivo de construir uma cultura de conscientização entre os servidores municipais, a Prefeitura de Porto Velho iniciou, nesta segunda-feira (25), a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (Sipat). A abertura oficial ocorreu no Teatro Banzeiros. Nesta primeira etapa, cerca de 6 mil servidores serão atendidos com o tema “Valorize a vida. Segurança, saúde e prevenção”.

Cerca de 6 mil servidores serão contemplados durante a Sipat Cerca de 6 mil servidores serão contemplados durante a SipatA responsabilidade da Sipat é da Secretaria Municipal de Administração (Semad), através da Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO). Nos próximos dias, serão contempladas as secretarias municipais Obras (Semob), de Serviços Básicos (Semusb), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e de Saúde (Semusa).

Durante a palestra "Um novo olhar na segurança e na saúde", a secretária-adjunta da Semad, Ana Cláudia Geraldes Magalhães, abordou o processo de valorização, saúde e ambientação do servidor. “Agora estamos num grupo grande, de pessoas que atuam como multiplicadoras de um serviço essencial e com um olhar especial, prezando pelas vidas de cada um”, falou.

Na ocasião, o valor da prevenção foi lembrado nas falas do subsecretário de Política Intersetorial, Devanildo Santana, que representou o prefeito Hildon Chaves. “Foi a prevenção, na figura da vacina, que nos oportunizou estarmos aqui. Todo um trabalho vem sendo feito para transformar e resgatar a dignidade do povo portovelhense, além de um trabalho voltado à prevenção e cuidado aos servidores”.

Devanildo Santana, subsecretário de Política Intersetorial Devanildo Santana, subsecretário de Política IntersetorialINCENTIVO

Jaqueline da Silva Almeida Soares é auxiliar de serviços gerais. Para ela, esse tipo de evento vem tendo as ações mais divulgadas e com maior participação dos servidores. “Esse evento é fundamental, pois informa aos servidores o quanto a prevenção de acidentes envolve não somente a pessoa em si, mas toda a família colocando o aprendizado em prática e levando para toda a vida”, comentou ao lembrar que a cada dia é preciso pensar ainda mais na saúde física e mental.

PARCEIROS

A Sipat conta com o apoio da empresa Training Service Cursos e Treinamentos, Escola de Dança Christina Pontes, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Crepad), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) e Banda Soundgraz.

SIPAT

A realização anual da Sipat cumpre a Norma Regulamentadora (NR), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que norteia as obrigações legais entre os servidores municipais. A programação completa está disponível aqui.

REGISTROS

O evento contou com a participação dos secretários municipais da Semusa, Eliana Pasini, da Semob, Diego Lage, da Semusb, Wellem Prestes, da Sema, Alexandro Pincer, além de representantes das demais pastas envolvidas.