Programa auxilia na gestão e no monitoramento dos leitos de UTIs em todo o Brasil

O Governo de Rondônia foi reconhecido e homenageado nacionalmente na terça-feira (19), pela contribuição ao projeto “UTIs Brasileiras”, por meio do programa “Governança Clínica Epimed”, quando foram entregues duas placas de reconhecimento pelo empenho, qualidade e segurança dos pacientes na Rede Estadual de Saúde. 

A Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB), com o projeto “UTIs Brasileiras” e em parceria com o programa de “Governança Clínica da Epimed”, auxilia na gestão e no monitoramento dos leitos de UTI’s em todo o Brasil. O trabalho consiste na análise técnica e detalhada de cenários e perfis epidemiológicos e no compartilhamento de informações para orientar políticas públicas de Saúde, reduzir custos e implantar estratégias de aprimoramento da assistência prestada aos pacientes, sobretudo àqueles em estado crítico.

Duas placas de reconhecimento pelo empenho, qualidade e segurança dos pacientes foram entregues ao Estado

MEDIDAS

A pandemia de covid-19 evidenciou as dedicações do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, no combate ao vírus, criando hospitais de campanha, disponibilizado mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, para o melhor tratamento dos infectados, realizando drive-thru de testagem rápida e priorizando a diminuição do contágio. Todas as ações realizadas pelo Governo de Rondônia refletiram na queda de 60% das internações. 

A entrega das honrarias foi realizada para homenagear nacionalmente o trabalho de gestores que se destacaram por seus esforços e bons resultados obtidos. O recebimento foi feito pela secretária de Estado da Saúde, Samaya Gomes Moret, também pelo coordenador médico Maurício Velasco e pela assessora técnica Juliana Moreira. 

AÇÕES IMPORTANTES

O reconhecimento da Associação de Medicina Intensivista Brasileira vai ao encontro das ações realizadas pelo Governo de Rondônia e intensificadas de forma transparente desde o início do enfrentamento à pandemia.

Conforme destacou o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com intuito de salvar vidas, desde os primeiros casos de covid-19, o Governo Estadual agiu rápido na aquisição de um amplo Hospital de Campanha na região Central de Porto Velho e, além de outra unidade na zona Leste da Capital, bem como contratação de profissionais de saúde e abertura de Unidades de Terapia Intensiva UTIs.

“Desde os primeiros meses de pandemia, o Governo do Estado criou medidas com intuito de frear o avanço de casos de contágio da covid-19 e, consequentemente, evitar um possível agravo na Saúde. O principal objetivo era e continua sendo salvar vidas e, por esse motivo, o governo reforçou a criação de estruturas hospitalares para atender a população. UTIs foram instaladas com todo equipamento necessário para que a Saúde do Estado pudesse dar atendimento com dignidade para cada cidadão”, enfatiza o governador.