Habilidade Comunicacional e Oratória são temas abordados no Encontro Pedagógico

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), deu início nesta quarta-feira (6) ao Encontro de Planejamento Pedagógico 2022 no polo quatro que compreende 12 municípios da região do Vale do Jamari. O encontro acontece no auditório da Ciretran de Ariquemes, situado à Avenida Tancredo Neves – Jardim Paraná e segue até a próxima sexta-feira (8) e tem por objetivo a adequação dos projetos de educação da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e apresentação dos projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano.

Participam servidores de: Ariquemes; Buritis; Campo Novo de Rondônia; Jorge Teixeira; Distrito de Nova Colina; Cujubim; Jaru; Monte Negro; Machadinho d’Oeste; Rio Crespo e São Francisco do Guaporé.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida participou da abertura do evento pedagógico e destacou a importância que a Educação de Trânsito tem para a autarquia. “A gente tem uma perspectiva de atuação ainda maior para a Educação de Trânsito, estamos passando por mudanças importantes na legislação e afirmo que Fiscalização e Educação tem que trabalhar juntas, alinhadas, porque a finalidade é a mesma, salvar vidas”, disse.

“Precisamos desse momento para que possamos discutir quais são as melhores alternativas de trabalho, pois sabemos que cada localidade tem uma realidade diferente, não existe um padrão dentro do Estado”, disse Paulo Higo, ressaltando que o Encontro Pedagógico é para definir as ações.

Diretor do Detran destacou a importância da capacitação dos servidores

O diretor da autarquia disse ainda que a capacitação é muito importante para que as atividades possam ser desenvolvidas em cada localidade com resultados eficientes. “O Encontro de Planejamento Pedagógico é o momento de discutir, planejar e organizar a execução das ações em cada uma das 74 unidades do Detran espalhadas no Estado”.

Para o diretor Técnico de Educação (Dtet) Ruymar Pereira, o Encontro de Planejamento Pedagógico do polo quatro que compreende a regional de Ariquemes finaliza a capacitação de todos os servidores que trabalham com Educação de Trânsito no Estado e ressaltou a importância de cada servidor presente. “São vocês servidores que estão na ponta trabalhando diretamente com a sociedade, trabalhando nas escolas, enfim vocês são a cara do Detran”, disse.

Ruymar Pereira destacou ainda a importância da capacitação para que o trabalho seja realizado de forma eficiente e com resultados positivos e ressaltou a capacidade da equipe pedagógica que tem buscado inovar, fazendo um trabalho diferenciado, cuja meta é ter como resultado grandes conquistas.

PROGRAMAÇÃO

O Encontro de Planejamento Pedagógico 2022 da regional do Vale do Jamari, teve início com a coordenadora da CET,  Glauce Souza de Abreu que falou sobre a importância da capacitação de profissionais que atuam na educação de trânsito nas Ciretrans. 

Servidores compartilharam experiências de trabalho

Glauce Souza de Abreu solicitou que cada servidor contasse qual a sua realidade na sua localidade, pontos positivos e negativos que podem ser melhorados, levando em consideração a realidade de cada cidade.

Os projetos de Educação estarão sendo readequados respeitando a realidade de cada região.

A coordenadora salientou que a educação é uma ferramenta importante, uma vez que tem papel fundamental na construção cidadã da mobilidade segura e a diminuição dos comportamentos de risco no trânsito, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece como direito de todos, e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

A doutoranda em Educação, Gilceli Oliveira, palestrou sobre o tema “Habilidade Comunicacional e Oratória” destacando a importância de se comunicar de forma clara e objetiva. “O ato de comunicar é algo que está no ser humano desde o nascimento e é fundamental ao decorrer da vida. Existem várias formas de comunicação, mas é fundamental considerar os elementos básicos que possibilitam analisar como o processo da comunicação funciona, bem como quais são as formas de comunicação, seja pela fala, pela escrita, expressão corporal entre outras maneiras que são fundamentais para que possamos nos comunicar de forma efetiva e eficiente”, reforçou.

COMUNICAÇÂO GOVERNAMENTAL

A coordenadora de Comunicação Social (CCOM) do Detran Rondônia, Eleni Caetano, apresentou aos servidores como funciona a “Comunicação Governamental” as regras da comunicação no jornalismo e as leis que regem a comunicação, tanto externa quanto interna (Intranet) no Departamento de Trânsito, que segue as normas da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) do Governo do Estado.

Participaram do evento o secretário Executivo do Detran Rondônia, Israel Soua e o chefe da Ciretran de Ariquemes, Ademilson Vicente.