Capacitação tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na análise confirmatória da doença

Formação trata da fase de análise confirmatória da doençaFormação trata da fase de análise confirmatória da doençaCom o objetivo de formar profissionais para desenvolver atividades laboratoriais em unidades de saúde da capital, a Prefeitura de Porto Velho iniciou o Curso de Diagnóstico Laboratorial da Malária, que vai qualificar servidores da saúde para atuarem na análise confirmatória da doença.

Serão capacitados cinco profissionais ao mês, no período da manhã e tarde, para suprir as demandas das unidades e não deixar sem atendimento os demais diagnósticos.

A capacitação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com o apoio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O público-alvo são profissionais biomédicos, farmacêuticos e bioquímicos.

Alzemar Alves de Lima, biomédico especialista em Parasitologia ClínicaAlzemar Alves de Lima, biomédico especialista em Parasitologia ClínicaDe acordo com a grade curricular, entre as disciplinas ofertadas durante as 138 horas de curso, os profissionais terão noções básicas sobre o funcionamento do laboratório de malária, conhecimentos sobre o ciclo parasitário, biossegurança, vigilância epidemiológica, métodos de quantificação parasitemia, análises quantitativas de diferentes espécies e noções sobre os princípios de busca ativa e passiva do parasita do gênero Plasmodium.

“A cidade tem um déficit de profissionais microscopista, essa capacitação é importante pois vai possibilitar que estes profissionais de saúde estejam aptos para dar o melhor suporte clínico durante os exames de diagnóstico da malária dentro das unidades de saúde e de pronto atendimento”, explicou o professor biomédico e especialista em Parasitologia Clínica, Alzemar Alves de Lima.

Após a conclusão da parte teórica e prática do curso, os alunos passarão por um estágio supervisionado no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem-RO) e uma avaliação final será realizada pelos conselheiros no Lacen, que é o mesmo local onde o curso está sendo ministrado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.