Servidores municipais de saúde participam do Curso de Diagnóstico Laboratorial da Malária

Capacitação tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na análise confirmatória da doença

Formação trata da fase de análise confirmatória da doençaFormação trata da fase de análise confirmatória da doençaCom o objetivo de formar profissionais para desenvolver atividades laboratoriais em unidades de saúde da capital, a Prefeitura de Porto Velho iniciou o Curso de Diagnóstico Laboratorial da Malária, que vai qualificar servidores da saúde para atuarem na análise confirmatória da doença.

Serão capacitados cinco profissionais ao mês, no período da manhã e tarde, para suprir as demandas das unidades e não deixar sem atendimento os demais diagnósticos.

A capacitação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com o apoio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O público-alvo são profissionais biomédicos, farmacêuticos e bioquímicos.

Alzemar Alves de Lima, biomédico especialista em Parasitologia ClínicaAlzemar Alves de Lima, biomédico especialista em Parasitologia ClínicaDe acordo com a grade curricular, entre as disciplinas ofertadas durante as 138 horas de curso, os profissionais terão noções básicas sobre o funcionamento do laboratório de malária, conhecimentos sobre o ciclo parasitário, biossegurança, vigilância epidemiológica, métodos de quantificação parasitemia, análises quantitativas de diferentes espécies e noções sobre os princípios de busca ativa e passiva do parasita do gênero Plasmodium.

“A cidade tem um déficit de profissionais microscopista, essa capacitação é importante pois vai possibilitar que estes profissionais de saúde estejam aptos para dar o melhor suporte clínico durante os exames de diagnóstico da malária dentro das unidades de saúde e de pronto atendimento”, explicou o professor biomédico e especialista em Parasitologia Clínica, Alzemar Alves de Lima.

Após a conclusão da parte teórica e prática do curso, os alunos passarão por um estágio supervisionado no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem-RO) e uma avaliação final será realizada pelos conselheiros no Lacen, que é o mesmo local onde o curso está sendo ministrado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Servidores municipais de saúde participam do Curso de Diagnóstico Laboratorial da Malária Servidores municipais de saúde participam do Curso de Diagnóstico Laboratorial da Malária Reviewed by Jotta Júnior on abril 04, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.