Vereadora Ellis Regina homenageia Fórum Popular de Mulheres e o movimento Canta Mulher pelos seus 30 anos

A vereadora Ellis Regina entregou na manhã desta quinta-feira 28.04, durante solenidade na Câmara Municipal de Porto Velho, uma homenagem alusiva aos 30 anos do Fórum Popular de Mulheres e do movimento Canta Mulher, e em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, que será comemorado no próximo sábado 30.04.

Ellis iniciou a solenidade destacando a luta de todas as mulheres, principalmente na capital, nos últimos 30 anos, e os desafios enfrentados diariamente por todas elas. A vereadora também externou suas homenagens à família Pinheiro, pelo falecimento da advogada Camila Pinheiro, que estava com depressão, doença que tem vitimado muitas mulheres.

A primeira a falar foi a homenageada Benedita Nascimento ´Bené´, que falou da importância do Forum como divisor de águas, em se tratando de políticas públicas para as mulheres em Rondônia. Foi através da atuação política séria e combativa do Fórum que se criou a Casa Abrigo, a Coordenadoria de Mulheres e o Centro de Referência da Mulher, em Porto Velho.

“O Forum deu voz e vez às mulheres e a partir dele, muita política pública de enfrentamento à violência, e à discriminação”, disse ela ao pedir uma salva de palmas à vereadora Ellis Regina pela contribuição à luta das mulheres dentro do parlamento. Bené também fez um agradecimento especial à ex-senadora Fátima Cleide, que esteve presente ao evento.

A ativista Mara Valverde também contextualizou a história do projeto Canta Mulher e sua importância, elencando também a rede de parcerias como o Sistema Fecomércio, através do Sesc, que abraçou a proposta e propiciou que dezenas de mulheres pudesse ter voz através da arte. Cobrou também das autoridades a criação da Secretaria das Mulheres, uma proposta que nasceu também do Fórum.

A ex-senadora Fátima Cleide também falou brevemente na solenidade e convocou as mulheres para a luta e a resistência, nesse momento político difícil que o País atravessa, e defendeu a participação mais massiva na mulher na política. Fátima também lembrou da história política de outras companheiras de luta como a ex-vereadora Silvana Davys e a ex-jornalista Fátima Alves (já falecidas).

A historiadora Risolene Silva ´Risa´ fez um prevê preâmbulo da história do feminismo em Rondônia. Ela é autora de um livro que conta essa história e que deve ser lançado ainda este ano. Risa defendeu o sonho da criação e manutenção de um centro de documentação histórica sobre o feminismo no Estado.

Também falaram as homenageadas Francisca Serrão, a professora Rosangela Hilário, a cantora Anayole Êba, a atriz Suely Rodrigues, a historiadora Rosilene Silva “Risa”. Todas elas destacaram o papel fundamental do Projeto Canta Mulher na vida de todas as participantes, inclusive como forma de manifestação de amor, igualdade, ideias, e sentimentos através da expressão, um projeto que insere a mulher como fator social.

LISTA DAS MULHERES HOMENAGEADAS COM A MOÇÃO DE APLAUSO:

Lista de Homenagens do FPM – Câmara Municipal de Porto Velho

1. Mara Regina da silva Oliveira Araújo
2. Ida Peréa Monteito
3. Joana D'Arc Moura do Amaral
4. Benedita do Nascimento Pereira
5. Vera Regina do Nascimento
6. Risolene Maria Souza Silva
7-Francisca Lusia Serrão Ferreira
8- Fátima Cleide Rodrigues da Silva
9. Maria Luiza Coelho Trindade Araújo
10. Eulina Trindade da Silva
11. Berenice Perpetua Simão
12 Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro
13. Fernanda Kopanakis
14. Júlia Esther Castro França
15. Edneide Arruda Pereira
16. Miriam Perez Saldãna

Lista de Homenagens do Canta Mulher/FPM – Câmara Municipal de Porto Velho

1. Sabrynne Sampaio de Sena
2. Izabela Lima Feitosa
3. Maria Vanilce Dias Pinheiro dos Santos (As Pastoras)
4. Suely Almeida Rodrigues
5. Charlene Marques Brito
6. Anayole Êba Ramos da Silva
7. Ana Paula de Souza Dantas
8. Vanessa Irineu Farias
9. Elesandra Lopes da Silva
11. Maria da Conceição Lopes Braga (SESC)
12. Silvânia Pinto de Sousa
13. Márcia Cordeiro Aguiar
14. Gina Beta
15. Fernanda Teixeira de Souza
16. Maria Gioconda da Silva Rodrigues (Gioconda Trivério)
17. Conceição Farias (Ceiça Farias)
18. Mariangela Aloise Onofre
19. Angela Cavalcante
20. Valéria Frota
21. Anles Silva
22. Gualtiele Keiber
23. Hanna Moreira