Confúcio Moura discute projetos de informatização escolar com assessor especial do Ifro

 Confúcio Moura discute projetos de informatização escolar com assessor especial do Ifro

Também foram temas da audiência, projeto de educação à distância no Residencial Orgulho do Madeira e Cristal da Calama e projeto para construção de moradias para agricultores familiares em assentamentos de reforma agrária

Em reunião nessa quinta-feira (12), em Brasília, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) e o ex-reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e assessor especial da reitoria, Uberlando Tiburtino Leite, discutiram os diversos projetos que o IFRO já está desenvolvendo a partir de emendas parlamentar encaminhadas pelo senador, para projetos e ações específicas. Entre estas ações o Projeto Cidades Inteligentes, em Ariquemes e Projeto de Informatização Escolar. O Cidades Inteligentes está sendo implementado e começa a fase de entregas dos equipamentos para as prefeituras que fazem parte do Projeto de Informatização Escolar.

Outros dois novos projetos também foram abordados na audiência, um deles é a implantação, no residencial Orgulho do Madeira e no Cristal da Calama, em Porto Velho, de polo de educação a distância do IFRO, e também de oferta de cursos presenciais, com prioridade para a área de tecnologia, para que seja possível capacitar jovens que moram nesses dois locais, nos bairros Ulysses Guimarães, Marcos Freire e outros do entorno.

Na avaliação do senador, a reunião foi muito produtiva porque o assessor especial do IFRO apresentou projetos importantes para o Estado na área de inovação e laboratórios, de formação de mão de obra nos conjuntos habitacionais de Porto Velho, e ainda alguns polos de formação profissional na área de ciência e tecnologia, em Ariquemes.

Para Uberlando, a parceira do senador Confúcio Moura com o Instituto Federal de Educação do Rondônia é de extrema importância para o desenvolvimento do estado porque tem o objetivo de levar a formação, ou seja, capacitar pessoas para o mercado de trabalho – e sempre tendo a tecnologia como base para tudo.

Habitação rural para agricultores familiares

O outro projeto discutido entre os dois, e igualmente terá o apoio e a parceria do senador para ser viabilizado em Rondônia, é o programa de habitação rural nos assentamentos.  Segundo Uberlando, são mais de oitocentas famílias que precisam de residências. “São famílias que já estão assentados e que o IFRO pode ajudar na construção das casas dessas famílias. Para isso, estamos pedindo o apoio do senador e ele nos garantiu que vai nos ajudar. Estamos pedindo ajuda apenas para assessorar na execução do projeto, pois os recursos para a construção das casas, cerca de R$ 34 mil por unidade, virão do INCRA, que já conta com orçamento para isso”, informou o assessor especial Uberlando Leite.

Para Confúcio Moura, o projeto de construção de casas populares para agricultores familiares nos assentamentos do estado é de grande relevância. “O INCRA pediu a participação ativa do IFRO por causa dos engenheiros que o Instituto tem para executar, fazer os projetos de engenharia dessas casas, e fazer o acompanhamento das obras até a conclusão. Note que esta atividade não faz parte da rotina do IFRO, logo não tem orçamento na instituição para tal. Por isso, é lógico que precisa de recurso federal adicional. E a minha função é ajudar esses grandes projetos de interesse no nosso estado. Vamos fazer!”, concluiu Confúcio Moura.

Confúcio Moura discute projetos de informatização escolar com assessor especial do Ifro Confúcio Moura discute projetos de informatização escolar com assessor especial do Ifro Reviewed by Jotta Júnior on maio 16, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.