Preço do diesel nos postos do país quase dobra nos últimos três anos

 

O combustível teve alta de 125,3% desde que a política de preços de paridade internacional foi implementada, em outubro de 2016


O diesel é o combustível responsável pelo transporte e escoamento da produção nacional

O diesel é o combustível responsável pelo transporte e escoamento da produção nacional

EDU GARCIA/R7

O preço do óleo diesel aumentou 96% nos postos de combustíveis do país, ou seja, para os consumidores, nos últimos três anos. Segundo dados do Dieese (Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e da FUP (Federação Única dos Petroleiros), o reajuste nas refinarias foi ainda maior, de 165% no mesmo período.

O valor médio do litro registrado nos postos na última semana, entre os dias 15 e 21 de maio, pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), atingiu R$ 6,943, o maior preço da série histórica, desde 2004.

A evolução vem desde outubro de 2016, quando foi instituída a nova política de preços da Petrobras, a PPI. Desde então, a alta chega a 125,3%.

O economista do Dieese Cloviomar Cararine explica que a alta do combustível tem relação justamente com a paridade de preços internacionais. “O primeiro problema é que a Petrobras adota uma política de preços de paridade de importação. O segundo tem relação com escolhas que o governo federal fez de redução da produção nacional de diesel."

O Brasil não é autossuficiente em diesel e, por isso, depende de importação para suprir a demanda interna. Dessa forma, de acordo com Cararine, a saída teria sido investir na produção nacional, o que estava sendo feito até 2014, quando a Lava-Jato começou. “Em 2009 e 2010, o governo brasileiro e a Petrobras decidiram abrir quatro novas refinarias, para fazer com que o país importasse menos diesel. Mas, com a Lava-Jato, as obras foram paralisadas e o Brasil passou a não produzir condições para aumentar a produção nacional do produto”, afirma.

Atualmente, são várias as empresas estrangeiras que atuam na importação do diesel no Brasil, e existe uma pressão para que a política de paridade de preços internacionais seja praticada em solo nacional.

A partir de outubro de 2016, a principal empresa brasileira adota uma política de preços que equipara o valor dos combustíveis aos praticados internacionalmente e, portanto, o governo brasileiro não mais atua diretamente para aumentar ou abaixar o preço dos produtos.

Na última terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (PL) demitiu o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, justamente por ele ter se recusado a vender o diesel com desconto aos consumidores. A recusa estava relacionada à possível escassez que isso geraria no mercado interno. Isso porque, no segundo semestre, as novas safras da agricultura serão retiradas e a demanda pelo combustível deve aumentar consideravelmente.





Preço do diesel nos postos do país quase dobra nos últimos três anos Preço do diesel nos postos do país quase dobra nos últimos três anos Reviewed by Jotta Júnior on maio 27, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.