Idealizado por duas colaboradoras da unidade, o serviço já atende cerca de 900 pessoas por mês

Plataforma permite agendamento e confirmação de consultas e exames Plataforma permite agendamento e confirmação de consultas e examesPara oferecer maior agilidade durante as consultas médicas, a diretoria da Unidade Básica de Saúde Maurício Bustani implantou um Procedimento Operacional Padrão (POP) dentro do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) para receber pedidos de agendamento, confirmação de consultas, registros de entrada para procedimentos, regulação e exames laboratoriais.

Implantado a pouco menos de um ano, o serviço foi idealizado por duas colaboradoras da unidade e já atende cerca de 900 pacientes por mês.

Na tese, a nova modalidade de atendimento tem como propósito central padronizar os processos de atendimento, proporcionando um serviço mais humanizado, diminuindo o tempo de espera e evitando aglomeração de pessoas nas dependências da unidade de saúde.

Para realizar agendamentos laboratoriais, os interessados poderão fazer o pedido através do site, das 8h às 12h. Já para os demais serviços de agendamento como a confirmação de consultas, registros de entrada para procedimentos e regulação, poderão ser feitos através do telefone (69) 98473-6062, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Unidade de saúde fica localizada no bairro Liberdade, região central Unidade de saúde fica localizada no bairro Liberdade, região central“Esse serviço surgiu da necessidade de acabar com as filas que se formavam durante a madrugada só para pegar uma ficha de atendimento pela manhã. Agora, nossos pacientes não precisam mais passar por isso. A pessoa que tiver dificuldade para mexer no site, pode pedir ajuda a um familiar”, disse a diretora da unidade, Socorro Espinosa.

Os atendimentos são divididos por equipes, que oferecem atendimentos como vacinação, pré-natal, exame preventivo, consultas com o clínico geral, com o dentista e farmácia. Além das equipes que trabalham diretamente no atendimento dentro da unidade, outra equipe do Consultório de Rua atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para receber o atendimento, alguns critérios devem ser seguidos como apresentar um documento de identificação com foto e cartão do SUS; identificar o acompanhante do menor, idoso ou até mesmo aquele que apenas prestou socorro imediato, caso haja algum; todo o atendimento, seja uma simples verificação de pressão, um curativo, entre outros, deve ter a inclusão no Sistema e-SUS, portanto, os documentos do paciente é essencial para dar prosseguimento ao serviço.