Censo Demográfico: IBGE inicia treinamento de agentes censitários em Rondônia

 


Censo Demográfico: IBGE inicia treinamento de agentes censitários em Rondônia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou na segunda-feira (6) o treinamento de agentes censitários municipais (ACM) e supervisores (ACS), que irão trabalhar no Censo Demográfico 2022. Em Rondônia, são 55 ACM e 127 ACS distribuídos em nove turmas em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

Durante o treinamento, estão sendo apresentados conceitos sobre logradouro, quadra e face, espécie de unidade visitada, domicílio, morador, sobre ética e integridade, conduta do recenseador, questionários básico e amostra, abordagem a indígenas e quilombolas entre outros assuntos. Também serão realizadas diversas simulações no aparelho de coleta que será utilizado durante o Censo 2022.

Os agentes censitários municipais ficarão responsáveis pelos postos de coletas, enquanto os supervisores serão responsáveis pela supervisão da coleta e pela Pesquisa Urbanística de Entorno, que verifica a infraestrutura dos municípios, como pavimentação, arborização, presença de calçadas, pontos de ônibus entre outras coisas.

O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, comenta que o Censo Demográfico está dentre as principais pesquisas do IBGE, pela qual o país fica sabendo principalmente sobre sua população e as condições de moradia dos cidadãos. “Portanto, o IBGE treina seus pesquisadores de forma a garantir a qualidade da coleta e o percurso de todo território”.

Censo Demográfico: IBGE inicia treinamento de agentes censitários em Rondônia Censo Demográfico: IBGE inicia treinamento de agentes censitários em Rondônia Reviewed by Jotta Júnior on junho 08, 2022 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.